Célula de hidrogênio, a alternativa para data centers ecológicos

Custo da solução pode ser até três vezes maior que as fontes de energia tradicionais, mas os benefícios à imagem da empresa são imediatos.

As células de hidrogênio são grandes contêineres que usam o hidrogênio na geração de energia. Por não gerar emissões de carbono ou outra molécula danosa para o meio ambiente, essas células também servem de gancho publicitário para empresas de olho nas emissões.

Na sede do First Bank of Omaha, as células providenciam alta disponibilidade e levantam a moral do banco no que tange ao comprometimento da instituição com a preservação do ecossistema, o que consequentemente serve de ímã de atração de correntistas. 

Outra organização rendida à tendência da energia limpa é ninguém mais nem menos que a Google. Nas instalações californianas, a matriz confirma os bons olhos com que vê a energia verde, ao contratar as células de energia fornecidas pela Bloom Energy, também sediada no estado governado por Herr Schwarzenegger. 

Apesar de existir há mais de dez anos, essa forma de geração de energia não conseguiu se popularizar. É a conclusão a qual chega o analista Jim Tully, da Gartner.

Ler mais…

Por CIO/EUAPublicada em 21 de junho de 2010 às 08h35Atualizada em 21 de junho de 2010 às 15h13