Censo 2010 também poderá ser respondido pela internet, diz IBGE

Além do uso de handhelds por parte dos recenseadores, entidade permitirá que pesquisados realizem a entrevista via web.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) resolveu investir de forma efetiva no uso da tecnologia para realizar o Censo 2010. Nesta edição, além dos 220 mil PDAs que estarão nas mãos dos recenseadores, a Internet também vai marcar presença. Será o primeiro censo em que os entrevistados poderão responder o questionário via web.

O IDG Now! conversou com José Bevilaqua, diretor de Tecnologia do IBGE. Ele explicou como será a internet será usada no Censo 2010 e quais serão as regras:

IDG Now! –  Como funcionará a escolha da pessoa que participará do censo online?

José Bevilaqua: Ao ser contatado pelo recenseador, o morador pode optar por responder ao questionário pela Internet. Neste caso, ele, primeiramente, deve informar seu telefone ao recenseador, que então dará um envelope lacrado com instruções para acessar o questionário online. Se faltar luz ou a conexão com a Internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, em momento posterior, informar novamente o código de acesso e seguir respondendo.

– IDG Now! – Quanto tempo a pessoa terá para responder após a entrega da senha?

J.B.: O IBGE espera que o morador que optar pelo preenchimento do questionário pela Internet o faça em até 10 dias.

– IDG Now! – Quais as regiões farão maior uso da Internet para responder ao questionário?

J.B.: O IBGE está distribuindo envelopes com senhas para resposta pela Internet por todo o País. Todos os 5 565 municípios poderão participar.

– IDG Now! – O questionário online é o mesmo utilizado pelo recenseador fisicamente?

J.B.: Sim, os modelos de questionários utilizados pelo IBGE, o básico e o da amostra, têm exatamente as mesmas perguntas e opções de respostas.

– IDG Now! – Quantos milhões (ou milhares) de pessoas o IBGE espera que usem o sistema?

J.B.: O IBGE está preparado para receber, pelo menos, 10 000 conexões simultâneas com bom nível de serviço. Esperamos que pelo menos 1 milhão de domicílios utilizem esse método.

IDG Now! – Há uma estimativa de quanto o IBGE economizará com o uso da web?

J.B.: O uso da Internet não apresenta economias, pois o recenseador, como responsável pelo atendimento ao morador, acompanhará o questionário em sua produção pelo entrevistado. Além do pagamento ao recenseador, o IBGE também desenvolveu um sistema de controle e acompanhamento dos eTickets distribuídos para controlar seu preenchimento e montou um “call center” para acompanhar eventuais demoras no preenchimento dos questionários. Assim, mantivemos o sistema informatizado para entrevistas presenciais e implementamos um segundo sistema para o uso da Internet.

IDG Now! – O uso da Internet também permitirá que o IBGE divulgue os resultados do censo com mais agilidade, em comparação ao último censo?

J.B.: A internet é um dos recursos que deverão dar velocidade ao Censo. Como todas as operações são informatizadas, o IBGE espera ter a contagem da população assim que o último setor de coleta for completado, de forma presencial e/ou com ajuda da Internet.

Por Rui Maciel, do IDG Now!Publicada em 04 de agosto de 2010 às 17h44Atualizada em 04 de agosto de 2010 às 18h13