Reconhecimento de voz vai ficar mais esperto, promete pesquisador

James Allen, da Universidade de Rochester, propõe tecnologias para que seja possível falar com máquinas tal como conversamos com pessoas.

Aqueles que se irritam quando falam ao telefone com um sistema automático de reconhecimento de voz podem encontrar um alívio no fato de que cientistas trabalham para tornar tais sistemas mais parecidos com o mundo real e menos chatos de usar.

“Do ponto de vista do consumidor, as pessoas acham esses sistemas muito frustrantes”, reconhece James Allen, que é o responsável por ciência da computação na Universidade de Rochester. Allen falou ao IDG antes de sua palestra na conferência SpeechTEK 2010, ocorrida esta semana em Nova York (EUA).

Os sistemas mais computadorizados de reconhecimento de fala podem entender o que um humano diz em até 98% do tempo. Mesmo assim, as pessoas ainda reclamam de usar sistemas automatizados de ajuda por telefone. Para tornar esses sistemas menos frustrantes de usar, seria fundamental dar a eles uma melhor compreensão da linguagem e torná-los mais interativos, disse Allen.

Por enquanto, os departamentos de atendimento ao consumidor da maioria das grandes organizações oferece sistemas automáticos de ajuda por telefone. Um usuário liga para o número de auxílio e uma voz artificial faz uma série de perguntas. A maioria desses sistemas tem como base arcabouços que, de forma geral, são como árvores de decisão. Com tais sistemas, “você não descobre o que a pessoa quer, você está seguindo um roteiro”, disse.

Combinação
Os sistemas são, na verdade, uma combinação de tecnologias variadas. Uma é o reconhecimento de voz, ou a capacidade de um computador entender, ou traduzir com sucesso para texto, o que a pessoa está dizendo.

Outra tecnologia é o processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês). Ela tenta ou converter a mensagem falada em um comando que o computador possa executar, ou que possa ser repetida de forma concisa para um operador humano.

(Joab Jackson)

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Por IDG News Service/Nova YorkPublicada em 06 de agosto de 2010 às 08h05