Acesso móvel cresce 62% e Twitter chega aos 145 milhões de usuários

Segundo o CEO Evan Williams, o uso do app oficial em smartphones tem ajudado a rede social a atrair mais público.

A base de usuários móveis do Twitter cresceu 62% desde meados de abril, disse o CEO do microblogging, Evan Williams, nesta sexta (3/9).

Segundo ele, o aumento na quantidade de participantes é, principalmente, resultado do lançamento do aplicativo oficial para aparelhos como o BlackBerry, iPhone e outros com o sistema operacional Android.

“Como esperávamos em abril, o acesso via smartphones está levando mais pessoas para o Twitter e, mais do que isso, está atraindo e mantendo usuários ativos. Na verdade, 46% deles acessam regularmente por esses equipamentos”, disse Williams.

De acordo com o executivo, a proporção de integrantes inscritos via dispositivos móveis cresceu para 16%, diante dos 5% registrados anteriormente. 

“Antes de lançar o app oficial, o uso móvel do Twitter era difícil pelo excesso de outras aplicações que não eram qualificadas, o que confundia os interessados”, escreveu ele no blog oficial da empresa.

Ainda assim, a forma mais popular de navegação móvel continua sendo pela versão web do site. Ela é utilizada por 14% dos usuários do Twitter. Além disso, as atualizações via SMS ou aplicativo do iPhone representam, cada, 8% de todos os integrantes únicos, seguido pelo aplicativo para BlackBerry, com 7%.

A grande quantidade de app não oficiais também cresceu. Atualmente, eles já ultrapassam a marca de 300 mil; quase o triplo do que eram antes da empresa realizar este ano a primeira conferência para desenvolvedores, batizada de Chirp, em São Francisco (EUA).

Ao todo, o Twitter possui cerca de 145 milhões de usuários cadastrados.

(Juan Carlos Perez)