Para evitar caos aéreo, empresas vão incentivar check-in pela Internet

Em reunião com a Anac nesta segunda-feira (22/11), companhias de aviação comprometeram-se também a não praticar overbooking.

As seis maiores empresas de aviação comprometeram-se a incentivar o check-in pela Internet, via PC ou celular, ou pelas máquinas de autoatendimento dos aeroportos como forma de evitar o caos aéreo nas férias de fim de ano, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nesta segunda-feira (22/11).

As empresas participantes da reunião – TAM/Pantanal, Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip – comprometeram-se ainda a ocupar todas as posições do check-in nos horários de pico, a manter aviões reserva e a não vender mais passagens do que a capacidade do voo – prática conhecida por overbooking.

A crise do setor aéreo teve início em 2006, depois que o choque entre um jato Legacy americano e um Boeing da Gol, em setembro daquele ano, trouxe à tona as deficiências do sistema de controle de voo e dos aeroportos do País. À época, algumas empresas chegaram a recomendar a seus funcionários que evitassem viagens aéreas.

Por Redação do IDG Now!Publicada em 22 de novembro de 2010