IDG Now: Previsões nada sérias para tecnologia em 2011

Não. Não é um texto com previsões sérias e consistentes sobre o que deverá acontecer no mundo da TI em 2011. Mas, algumas delas não seriam mau negócio, sabe?

É tradicional que, logo no início de cada ano, as bolas de cristal digitais entre em ação e comecem  a surgir  previsões para o universo tecnológico. É provável que você tenha encontrado muitos blog com textos dessa natureza por aí, estou certo? Aproveito para fazer minhas apostas no que deve suceder este ano. Com uma ressalva: assumo desde já que tenho absolutamente nenhum embasamento para fazer as afirmações que seguem.

A Apple:: deve lançar novos iPads, iPhones e iNão-sei-mais-o-quê. A face de Steve Jobs virá estampada em pães de queijo (iQueijo) e balas iXaxá. Em seguida, a Apple irá solictar – e conseguirá – patentear a exótica mistura de polvilho e de queijo minas com a efígie de Jobs.

A Google:: irá abrir as portas de sua tão esperada rede social GoogleMe. Dois minutos e meio depois, ativistas algemados uns aos outros realizarão passeatas acusando injustamente a Google de deter informações que o usuário escolheu lhes dar. O experimento não deverá chegar a durar dois anos; misteriosamente, nos países de língua portuguesa, a rede social será um sucesso absoluto.

Para acalmar os ânimos, Eric Schmidt, todo poderoso CEO da Google, irá explicar que o novo sistema operacional, o Chrome OS terá alcance limitado, interpretando apenas desejos e tendências de consumo localizadas nas camadas superiores do córtex cerebral, colhidas de forma anônima, assim, sem identificar o fator RH do usuário.

Microsoft:: Steve Ballmer também vai finalmente explicar que os travamentos de seus sistema operacional são fruto de uma tecnologia que permeia as máquinas desde os tempos do Win 3.1. O recurso, batizado de mindreader.dll realiza a leitura da mente do infeliz usuário e, assim que percebe níveis de stress elevados, trava, dando ao sujeito a chance de descansar por breves 32 minutos.

Facebook:: Vai propor às nações Unidas que seja oficialmente reconhecido como país, pois sua população já terá ultrapassado a da Índia. Infelizmente, nem todos os membros da ONU vão “curtir” a ideia, o que colocará os planos de Zuckerberg e Cia. no gelo por mais um ano.

Mobile:: O Android vai, finalmente ocupar o lugar de sistema operacional mais usado no planeta. De olho nisso, a Google estuda maneiras de fazer com que a bateria desses dispositivos dure uma hora completa.

Busca:: A rede social Quora (baseada em perguntas e repostas) vai ultrapassar o Google. A principal busca realizada no site será “O que, diabos, é Quora?”.

Nasdaq:: Terá novos participantes: Skype, Tumblr, Groupon, Twitter e Angry Birds, dando, assim, início a mais uma bolha especulativa. Grupos radicais como o Anonymous e 4Chan deixarão de perseguir os inimigos do Wikileaks e unirão forças para derrubar o Grande Firewall chinês.

E você, aposta em quê?

Por Robert X. Cringely – InfoWorld/EUAPublicada em 01 de janeiro de 2011 às 10h00Atualizada em 03 de janeiro de 2011 às 11h01