Brasil sobe cinco posições no ranking global de TICs

O Brasil subiu cinco posições e agora ocupa a 56ª colocação no ranking do Relatório Global de Tecnologia da Informação 2010-11, divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Fórum Econômico Mundial. A Suécia manteve o primeiro lugar na lista, assim como Cingapura continuou ocupando a segunda posição. A Finlândia pulou para o terceiro lugar, enquanto a Suíça e os Estados Unidos ficaram inalterados em quarto e quinto lugares.

O setor empresarial sofisticado e inovador ainda lidera o ranking de tecnologias da informação e comunicações (TICs) no Brasil. O governo também está promovendo as TICs ativamente como parte da sua agenda de desenvolvimento e crescimento. Apesar do avanço, o documento aponta que o desenvolvimento e inovação das TICs e os avanços do setor privado em geral no país ainda sofrem com a baixa qualidade do ambiente de mercado e do marco regulatório. O preparo da população brasileira para adotar as novas tecnologias também está abaixo do esperado.

O relatório avalia o nível de preparo dos países para adotar as TCIs em três áreas: no ambiente regulatório, empresarial e de infraestrutura; o preparo dos três principais grupos – indivíduos, empresas e governos – para usar e se aproveitar das TCIs; e a implementação real das tecnologias disponíveis. Ao todo, ele analisa 138 economias e inclui 71 indicadores utilizados no cálculo do índice.

Fonte: Portal TI Inside

http://www.tiinside.com.br/12/04/2011/brasil-sobe-cinco-posicoes-no-ranking-global-de-tics/ti/220515/news.aspx