Estudo aponta os rumos do mercado brasileiro no que diz respeito à adoção de tecnologias

Realizado pela IBM, o estudo “A essência do CIO” analisa o momento que o mercado brasileiro vive atualmente no que diz respeito à adoção de tecnologias. Foram ouvidos mais de 3 mil líderes de TI de 72 países, sendo 190 do Brasil, de cinco áreas do mercado (público, comunicações, industrial, finanças e distribuição). O objetivo foi traçar um cenário que aponte as preocupações, prioridades e caminhos para o setor.

De acordo com o estudo mundial, são três as principais prioridades do CIO para os próximos cinco anos: inteligência de negócio, maior aproximação com os clientes e capacitação profissional. Estas prioridades foram as mesmas apontadas por CEOs no estudo Global CEO Study 2010, conduzido pela IBM com mais de 1,5 mil líderes de empresas de 60 países, incluindo o Brasil.

A pesquisa também reforça o crescimento do papel estratégico do CIO como impulsionador da transformação do negócio. Neste contexto, as ferramentas de business analytics, métricas preditivas e outras soluções que transformam informação em inteligência de negócio têm ganhado maior relevância no mercado. Estas tecnologias aparecem no topo das prioridades do CIO brasileiro: 83% deles destacaram a importância de painéis de controle visuais interativos e que monitorem em tempo real informações estratégicas para a empresa. Soluções de análise de clientes aparecem como a segunda prioridade para os CIOs no Brasil, apontada por 75% dos entrevistados. Seguidas de perto por soluções de data warehousing, gerenciamento de dados e funcionalidades de busca (68%, 61% e 58%, respectivamente).

Contrastes
A amostra global do estudo apontou que Cloud Computing é uma prioridade para a maioria dos CIOs mundiais: 60% deles pretendem adotar a nuvem nos próximos cinco anos como infraestrutura de suporte ao crescimento de seus negócios e ganho de vantagem competitiva – no estudo de 2009, apenas um terço dos líderes de TI pensava em utilizar a tecnologia. Porém, esta tendência ainda não é seguida pelos CIOs brasileiros, que apontaram computação em nuvem como quarta prioridade – o que demonstra um menor sentido de urgência por parte dos líderes locais e um grande espaço para amadurecimento da tecnologia no País.

Com a proliferação de dispositivos móveis com funcionalidades avançadas e aplicações que oferecem suporte à produtividade dos negócios, a computação móvel e soluções de mobilidade também passaram a ser vistas como diferencial de negócios por 74% dos CIOs entrevistados – em 2009 este número ficou em 68%.

Fonte: Por Redação, www.administradores.com.br