CIOs devem preparar-se para a adoção de Cloud Sourcing

O mercado global de serviços de TI, que gira em torno de US$ 820 bilhões, está mudando rápida e dramaticamente com a popularização do cloud computing e do offshoring. Para o Gartner CIOs devem tomar medidas para gerenciar os novos riscos e os custos inesperados do Cloud Services.Nos próximos anos, a dinâmica do mercado determinará se a computação em nuvem representará o fim da terceirização tradicional, se levará à convergência de serviços e produtos, comercializados atualmente “como serviço”, ou se resultará na próxima geração de outsourcing.

Os negócios e serviços de cloud incluem todos os tipos de soluções que são desenvolvidas, empacotadas e embaladas como ofertas de terceirização de serviços, nas quais o fornecedor de TI utiliza a computação em nuvem como plataforma de entrega dos serviços.

O Gartner refere-se a estes serviços como ‘cloud-enabled outsourcing service offerings’. Eles podem ser prestados diretamente pelo fornecedor ou por meio de um integrador que entrega soluções de negócios pré-concebidas e configuráveis, de forma oportuna e com boa relação custo-benefício.

“O outsourcing através de Cloud Services ainda é imaturo e cheio de perigos potenciais. O alvoroço em torno dos serviços de computação em nuvem aumentou o interesse, bem como a precaução dos CIOs, que estão tentando determinar onde, quando e como Cloud Services podem cumprir as promessas de entregar valor para os negócios”, diz o analista do Gartner e chairman da Conferência, Cassio Dreyfuss.

“Este modelo apresenta grandes oportunidades e também grandes desafios de gestão. As empresas precisam compreender as mudanças provocadas por ele e desenvolver estratégias realistas e as competências de gestão necessárias”, completa.

Dreyfuss afirma que os serviços tradicionais de TI muitas vezes engessam as organizações, com uma entrega rígida, com pouca agilidade e flexibilidade. Nestes casos, a inovação raramente se materializa, e as soluções deixam de estar alinhadas aos objetivos de negócio.

No novo cenário de Cloud Services, porém, agilidade, flexibilidade e inovação são atributos básicos e, dado o devido tempo de maturação, os provedores estarão entregando ao negócio o valor esperado. O mercado também espera maior escalabilidade, melhor custo-benefício e modelos de precificação pelo uso de recursos.

Fonte: Site Decison Report

http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=9230&sid=20