Brasil e Espanha estudam acordos de cooperação na área de TIC

Depois de se reunir com o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, o grupo de representantes de multinacionais espanholas se encontrou com o secretário de Logística e TI (SLTI), do Ministério do Planejamento, Delfino de Souza. O objetivo dos executivos foi discutir acordos de cooperação técnica para melhoria e desenvolvimento de projetos na área de tecnologia da informação e comunicações (TIC) mantidos pela administração pública federal.

A delegação foi liderada pelo secretário de Telecomunicações e da Sociedade da Informação da Espanha, Juan Junqueira, formada por representantes de 11 empresas do país ibérico, que atuam nos setores de administração eletrônica e saúde digital. Junqueira disse que o Brasil foi escolhido pela comitiva para iniciar um programa de cooperação internacional em TI idealizado pelo governo espanhol. “O Brasil é um país em evidência no mundo, especialmente pelo seu crescimento econômico”, disse o executivo, acrescentando que as próximas reuniões serão com gestores da China e da Colômbia.

O secretário brasileiro, por sua vez, mostrou interesse em manter parcerias em sistemas que tratam da questão dos dados abertos, software público, governo eletrônico, gestão e disseminação de boas práticas das TICs em serviços para o cidadão. “Esperamos, com isso, identificar projetos de interesse comum e que essa cooperação fortaleça ainda mais a nossa relação com a Espanha e a Comunidade Européia”, destacou.

Na mesma direção, Junqueira propôs que um dos resultados dessa parceria pode ser a criação de um portal ibero-americano para hospedar software livre, à disposição de toda sociedade. A idéia é que o conteúdo do novo site seja construído em português e em espanhol. De concreto mesmo os dois lados aprovaram a instalação de um canal de interlocução, em que membros da SLTI e do governo espanhol vão aprofundar, a partir de agora, debates sobre os temas propostos e o intercâmbio de decisões, inclusive com a participação de empresas privadas.

Para a Espanha, a cooperação trará benefícios aos dois países. “Queremos compartilhar com as autoridades brasileiras a nossa experiência e o sucesso obtido nos últimos anos por meio do Plano Avança, que tem transformado o nosso país em um referencial para o mundo neste setor”, acrescentou Junqueira.

Além do encontro com o governo federal, a comitiva espanhola vai se reunir nesta semana com representantes dos governos municipal e estadual do Rio de Janeiro e São Paulo. 

Fonte: Site TI Inside

http://www.tiinside.com.br/06/07/2011/brasil-e-espanha-estudam-acordos-de-cooperacao-na-area-de-tic/ti/231017/news.aspx#ir