Chrome deve superar Firefox em dezembro

O Chrome deve superar o Firefox e se tornar o segundo navegador mais popular do mundo a partir de dezembro, de acordo com o site Mashable.

Atualmente, o navegador do Google tem cerca de 23,6% do mercado mundial de navegadores, contra 26,3% do Firefox. O líder ainda é o Internet Explorer, com cerca 41,7% do mercado em setembro.

O Chrome, lançado em 2008, aumentou sua participação em 8 pontos percentuais desde o começo do ano, enquanto o Firefox perdeu 4 pontos e o IE 9 diminuiu sua participação em 9%. Com esse ritmo de crescimento, o navegador do Google terminará o ano com 26,6% de participação, contra 25,3% do Firefox.

No começo do ano, a Mozilla iniciou um projeto que visa lançar novas versões do Firefox a cada seis semanas. Desde março já foram divulgadas quatro versões: do Firefox 4 até a atual 7.0. No entanto, a medida está sendo criticada por muitos usuários e desenvolvedores, que têm dificuldades de adaptar extensões para as novas versões do navegador.

O gráfico abaixo mostra o desempenho dos principais navegadores mês a mês. A queda do Firefox se acentuou a partir de maio, entre o lançamento do Firefox 4 e o Firefox 5.