BI Sadig ganha ampliação no Grupo Todeschini

A Todeschini, uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina, se destaca também pelo investimento realizado na área de Tecnologia da Informação (TI), incluindo o seu domínio das informações relativas a vendas e acompanhamento de metas. Três das empresas do Grupo utilizam a solução Sadig de Business Intelligence (BI). “A Todeschini e a Italínea, do segmento de móveis, assim como a Todescredi, braço financeiro do Grupo, para obter informações gerenciais que possibilitam conhecer o negócio, sem depender da solicitação de relatórios, muitas vezes de alto custo e em diversos sistemas, se  utilizam da solução Sadig”, destaca Evandro Linck, Analista de Suporte e de Negócios – TI, da Todeschini.

A implantação do sistema teve início em setembro de 2010 quando a empresa percebeu a necessidade de alterar o modelo gerencial para ter mais informações dos seus negócios. “Tínhamos outro produto, mas já estava ultrapassado, era de 2001. O conceito estava desacreditado junto aos colaboradores e vinha demonstrando necessidade de algo que agregasse agilidade”, diz Linck. O conhecimento do produto, no entanto, é mais antigo. Evandro Linck recorda que conheceu o BI Sadig na faculdade. “Foi feita a apresentação da SADIG na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e, já naquela época, vi e gostei dos diferenciais oferecidos. Quando fomos pesquisar soluções no mercado foi, sem dúvidas um referencial.”, lembra Linck.

Ampliação no uso

Com a implantação do Sadig Análises, Sadig Painéis e Sadig Web, a Todeschini hoje, tem informações para análise de dados e distribuição de informações para toda a sua equipe nacional de vendas, sem depender de customizações no ERP para geração de relatórios. Atualmente são 10 acessos destinados aos gestores, mas não há restrições e a ampliação deve ocorrer. “O acesso aos dados permite à equipe o conhecimento das informações do braço no Grupo no qual atuam e na região específica. Quando ampliarmos o leque de usuários, conforme a necessidade, mais membros da equipe terão acesso, evitando, assim, a necessidade de solicitação de planilhas de dados e a utilização de outros sistemas”, diz.

Principal utilização

A possibilidade de rapidamente criar formas diferentes de acompanhar os números da Todeschini é apontado como diferencial que, agregado ao conceito simples, torna a utilização ágil, sem dificuldades de adaptação. O Sadig Painéis, solução onde o próprio usuário cria seus painéis de controle, é o mais utilizado na consulta de dados e ainda, com flexibilidade, o Sadig Análises, que integra e hospeda as bases de dados gerenciais, sistema de múltiplas funções, capazes de responder a qualquer pergunta e distribuir, automaticamente e em vários formatos e meios, as respostas aos gestores envolvidos. “Utilizamos os produtos da SADIG principalmente para acompanhar as metas das equipes. Já temos mais de 60 painéis produzidos e criamos um número superior a 45 módulos”, finaliza Linck.

Implantação e sistema utilizado

Com operações integradas, simples e “leves”, o Sadig Web, Sadig Windows e o Banco de Dados do Sadig estão rodando em servidores diferentes. Os servidores do Sadig Web (virtualizado) e do Sadig Windows têm memória de 8 GB cada, enquanto o do Banco de Dados do Sadig, apenas 4 GB. Também em armazenamento e processamento as exigências da solução o Sadig não são grandes. Os discos e processadores dos servidores são respectivamente de 40 GB e Xeon X5650 2.67GHz no do Sadig Web, de 500 GB e Xeon X5570 2.93GHz no do Sadig Windows e de 500 GB e Xeon E5430 2.66GHz no do Banco de Dados do Sadig. O sistema gerenciador de banco de dados utilizado pelo Sadig é o Microsoft SQL Server 2000 SP4.

O projeto da SADIG na Todeschini atualmente conta com 65 Painéis (dashboards) e 46 Módulos gerenciais (datamarts). São apontadas como os principais datamarts o do “Faturamento”, o de “Análise de  Mercado” e o de “Liberação Diária de Produção”, todos utilizados nas empresas Todeschini e Italínea.

Todeschini

Com fábrica de 54 mil m2 equipada com tecnologia de ponta, e certificada pelas Normas ISO 9001 e ISO14001, aTodeschini está entre as maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Os produtos da marca, que incluem móveis e complementos para ambientes personalizados, direcionados para residências, empresas e hotelaria, chegam ao mercado, comercializados por mais de 330 lojas exclusivas distribuídas no Brasil e no exterior.Sediadaem Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e com mais de 70 anos de experiência e solidez, a empresa é reconhecida por seu pioneirismo e capacidade de constante renovação, materializada nas novidades lançadas a cada ano e direcionadas para atender um público que conhece o melhor que o mundo oferece e sabe o que quer.

Conheça a SADIG

A SADIG foi fundada em 1986 e é reconhecida pelo mercado como uma especialista em BI (Business Intelligence) e CPM (Corporate Performance Management). Através de completa infra estrutura própria, ou utilizando a sua rede de parceiros comerciais / serviços, a SADIG atende cerca de 600 organizações, de diversos setores / portes, no Brasil e no exterior. A solução Sadig caracteriza-se pela rapidez na implantação / aprendizado e por sua imbatível relação investimento / benefícios. A sofisticação tecnológica é utilizada de forma a gerar simplicidade e valor aos negócios de seus clientes, entre eles: Auxiliadora Predial, Beira-Rio, Benoit, Brasmetal, Breads, Ceusa, Dakota, Demobile, DellAnno, Gang, Goldsztein-Cyrela, Mangels, Miolo, Moval, Muffato, Royal Canin, SCA, Seven Boys, Simbal, Speedo, Todeschini, Unimed, Valduga, Vinícola Aurora, Vonpar,  Vigor, etc.

Fonte: Blog Antonio Carlos Medeiros, IT Portal, INcorporativa, BrandPress