As 10 reportagens mais lidas sobre Business Intelligence em 2011

Na lista de interesse dos leitores durante o ano, estiveram a integração BI com mobilidade, a relação com a nuvem e a possibilidade de integrar a tecnologia com o CRM.

Cada vez mais empresas enxergam que para se destacar no segmento de atuação e ampliar a competitividade, precisam agilizar as tomadas de decisão. Tanto é que, segundo o Gartner, Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA) fazem parte da lista das dez tendências tecnológicas que estarão em destaque em 2012.

O instituto de pesquisas indica que diversos estudos mostram que nem todas as companhias conseguem extrair o máximo de benefícios a partir dessas tecnologias. Por isso, existe ainda um longo caminho a percorrer nessa área.
Veja abaixo o ranking das dez matérias sobre BI e BA mais lidas na COMPUTERWORLD em 2011.

1. BI salta para dispositivos móveis e acelera negócios
Business Intelligence já é velha conhecida das empresas. Com mobilidade, levou para a palma da mão informações estratégicas que agilizam tomadas de decisão e potencializam competitividade.

2. Além do BI: é hora de se preparar para o CI, diz Teradata
Indústria de Business Intelligence tem novo desafio: o Big Data, que lida com a gestão de grandes volumes de dados. O encontro entre esses dois mundos fez surgir, na visão da Teradata, o chamado o de Consumer Intelligence, ou a análise estratégica de dados pela visão do consumidor.

3. Dez regras clássicas para implementar Business Intelligence

Aprender com erros é regra clássica em qualquer momento, seja ele profissional ou pessoal. Em projetos de BI observar falhas para não repeti-las é vital.

4. O poder da inteligência nos negócios
Três empresas de diferentes setores mostram como usam ferramentas de BI para transformar dados operacionais em informações estratégicas.

5. Business Intelligence: conheça 4 piores práticas
Evitar considerar que um data warehouse resolve todas as necessidades de acesso e distribuição dos dados da empresa e não incluir usuários empresariais na escolha da tecnologia estão entre os piores cenários de BI.

6. BI: seis tendências que sua empresa precisa saber
Impulsionar a adesão às ferramentas de BI e obter maior retorno do seu investimento é sonho dourado de qualquer companhia. Alguns conceitos emergentes podem ajudar a companhia a extrair o máximo potencial da tecnologia.

7. Quase metade das empresas usa dado errado para tomar decisão

Você sabia que 46% das organizações se apóiam em informações imprecisas ou desatualizadas para saber que caminho seguir? É o que aponta estudo da Avanade.

8. BI analítico pode gerar benefícios estratégicos
Segundo especialistas do mercado de TI, empresas podem ter ganhos significativos de longo prazo ao contar com aplicação de análise preditivas de dados operacionais e históricos.

9. Demanda por soluções de BI no modelo SaaS aumentará em 2011
Com a nuvem ganhando espaço no mercado, organizações começam avaliar a migração de BI para o modelo. Essa configuração permitirá analisar dados sem precisar contar com a tecnologia dentro de casa.

10. Como análises preditivas vão impulsionar o poder do CRM

A tecnologia integrada à ferramentas que olham para o futuro está sendo conectada a plataformas de mídias sociais e gestão de relacionamento com o clientes.