Pesquisa mostra que mobilidade impulsiona virtualização

Até 2013, 55% das companhias pesquisadas esperam implementar virtualização de desktops para aprimorar trabalho móvel.

O crescimento explosivo do modelo de trabalho móvel está a caminho de gerar aumento significativo na demanda por virtualização de desktops nos próximos dois anos. É o que mostra pesquisa global realizada pelo instituto de pesquisas Vanson Bourne a pedido da Citrix.

Até 2013, 55% das companhias pesquisadas esperam implementar pela primeira vez virtualização de desktops e 86% citam segurança como um dos pontos fortes da tecnologia. Dos executivos de TI que pretendem implementar a virtualização de desktops até o final de 2013, 95% acreditam que a tecnologia é meio eficiente de proteger informações.

Acesso seguro para dispositivos móveis e aparelhos dos usuários e gestão de risco simplificado também foram citados pelos 1,1 mil profissionais da área de TI localizados em 11 países, incluindo o Brasil.

Outros benefícios importantes identificados pelos gestores de TI incluíam a provisão imediata e reprovisionamento de aplicativos e acesso a desktops, em 60%, o isolamento imediato de uma aplicação comprometida, em 54%, e a capacidade de apagar remotamente dados de dispositivos móveis e PC, em 32%.

“A tecnologia apresenta um sistema de governança de informações em termos de infraestrutura para aprimorar o gestão de riscos nas áreas de segurança de informações e conformidade”, afirma Kurt Roemer, estrategista de segurança da Citrix.

No Brasil, os indicadores também revelam que a virtualização possui espaço para crescer. Conforme a pesquisa, 76% confiam na virtualização como fator de redução de custos em TI e/ou nos negócios; 60% enxergam maior flexibilidade de trabalho para os colaboradores; e 39% reconhecem o suporte melhorado para força de trabalho móvel.

No País, em relação aos dispositivos, 74% dos executivos de pretendem adotar virtualização de desktop para atualizar instantaneamente a rede de PCs e dispositivos; e 66% citam que a entrega segura de aplicações e dados com capacidade crítica de segurança levaram à decisão de implementar a virtualização de desktop.

“Hoje, a virtualização de desktops é considerada investimento estratégico e peça-chave da infraestrutura de informática de qualquer empresa”, aponta Roemer.

Fonte: Computerworld