BI da SADIG garante controle da Vinícola Aurora

Perceber tendências, otimizar recursos e minimizar tempo de resposta são atributos do BI

A Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, teve importante incremento na qualificação e otimização de seus processos. A produtora de vinhos, espumantes, coolers e sucos implantou a solução de Business Intelligence (BI) da SADIG, objetivando melhorar a visão das informações da Aurora: “Como o nosso servidor estava defasado, precisávamos fazer um up grade de software e hardware. Optamos por avaliar uma ferramenta de BI que nos desse maior controle dos cubos (dimensões e métricas), de forma que visões novas pudessem ser implantadas sem grandes intervenções técnicas, o que alcançamos com o Sadig”, diz Rui Ficagna, Gerente de

Controladoria e TI da Vinícola Aurora

A implantação, por indicação da empresa MCM Sistema de Gestão, também de Bento Gonçalves, teve início em julho passado e já está em perfeito funcionamento. O foco inicial foram informações da área comercial, mas será ampliada para outras áreas da empresa, como industrial e financeira. Com a disseminação, diferentes setores terão informações úteis e com rapidez nas atividades cotidianas, o que fará com que sejam efetivamente administrados por seus gestores.

Estratégia é ir além do operacional

Com a implantação, um dos objetivos é sair do nível operacional e subir para os níveis tático e estratégico. A solução foi pensada a fim de minimizar o tempo e o custo de obtenção das informações, evitar a elaboração de incontáveis planilhas dispersas pela empresa e focar no negócio propriamente dito, com conceitos definidos, uniformes e documentados. “Vamos perceber tendências, otimizar recursos e minimizar tempo de resposta”, projeta o gerente. “É como pretendemos maximizar a lucratividade e rentabilidade da empresa”, complementa Ficagna. A empresa utiliza, neste momento, o Sadig Análises e Painéis (curva de aprendizagem).

Cruzamento de informações

O projeto está crescendo consistentemente e o atual nível de conhecimento das informações comerciais da empresa já é notável. São diversos módulos já implantados, o que propicia análises individuais ou entre eles, comparativamente, destaca o gerente de Controladoria e TI da Aurora. Para a validação das informações, são efetuados cruzamentos com a contabilidade, livros fiscais e outros relatórios. A determinação dos dados que serão importados tem base na sua importância, extensão e representatividade, entre outros, e é realizada com as áreas em desenvolvimento, para evitar o excesso de dados com pouca informação e o desperdício de recursos.

A competência, o profissionalismo e o comprometimento da equipe interna é um diferencial no processo de implantação. “O fato do processo de ETL ser desenvolvido internamente e a validação ser efetuada pela própria Aurora, que conhece as nuances de seu negócio, acelera o processo de implantação”, enfatiza Ficagna.

Jorge Antônio Pinheiro Machado Filho, da BMPRO Informação e Tecnologia, parceira SADIG responsável pela comercialização e implantação da solução, também destaca a participação da equipe: “Já estamos com 100% das informações compatíveis e cotejadas com a contabilidade e fiscal, razão de conseguirmos fornecer informações com alto nível de confiabilidade”, lembra Pinheiro Machado. O processo de validação pode ser avaliado em dois sentidos. Primeiro, com dados corretos, os resultados das análises não têm contestação e, segundo, a validação propicia saneamento e correção de dados brutos da base, reclassificações e, em alguns casos, reavaliação, redefinição e retreinamento de procedimentos rotineiros.

Vinícola Aurora

Fundada em 1931, a Vinícola Aurora está localizada em Bento Gonçalves e é a maior e a mais premiada vinícola do Brasil, líder em vinhos, suco de uva integral e coolers. A equipe técnica se responsabiliza pelo acompanhamento permanente do processo industrial e pela qualidade final dos produtos, sempre com a atenção voltada para o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta. A conquista da posição que ocupa há mais de duas décadas foi possível graças à constante modernização de seu parque industrial, à alta tecnologia de suas unidades e aos rigorosos padrões exigidos nos processos de produção.

Conheça a SADIG

A SADIG foi fundada em 1986 e é reconhecida pelo mercado como uma especialista em BI (Business Intelligence) e CPM (Corporate Performance Management). Através de completa infra- estrutura própria, ou utilizando a sua rede de parceiros comerciais / serviços, a SADIG atende cerca de 600 organizações, de diversos setores / portes, no Brasil e no exterior. A solução Sadig caracteriza-se pela rapidez na implantação / aprendizado e por sua imbatível relação investimento / benefícios. A sofisticação tecnológica é utilizada de forma a gerar simplicidade e valor aos negócios de seus clientes, entre eles: Auxiliadora Predial, Beira-Rio, Benoit, Brasmetal, Breads, Ceusa, Dakota, Demobile, DellAnno, Gang, Goldsztein-Cyrela, Mangels, Miolo, Moval, Muffato, Royal Canin, SCA, Seven Boys, Simbal, Speedo, Todeschini, Unimed, Valduga, Vinícola Aurora, Vonpar, Vigor, etc.

Fonte: IT Web