Vinícola Aurora implanta BI da SADIG

O foco inicial foram informações da área comercial, mas será ampliada para outras áreas da empresa, como industrial e financeira.

A Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, teve importante incremento na qualificação e otimização de seus processos.  A produtora de vinhos,  espumantes, coolers e sucos implantou a solução de Business Intelligence (BI) da SADIG, objetivando melhorar a visão das informações da Aurora: “Como o nosso servidor estava defasado, precisávamos fazer um up grade de software e hardware. Optamos por avaliar uma ferramenta de BI que nos desse maior controle dos cubos (dimensões e métricas), de forma que visões novas pudessem ser implantadas sem grandes intervenções técnicas, o que alcançamos com o Sadig”, diz Rui Ficagna, Gerente de Controladoria e TI da Vinícola Aurora.

A implantação, por indicação da empresa MCM Sistema de Gestão, também de Bento Gonçalves, teve início em julho passado e já está em perfeito funcionamento. O foco inicial foram informações da área comercial, mas será ampliada para outras áreas da empresa, como industrial e financeira. Com a disseminação, diferentes setores terão informações úteis e com rapidez nas atividades cotidianas, o que fará com que sejam efetivamente administrados por seus gestores.

Com a implantação, um dos objetivos é sair do nível operacional e subir para os níveis tático e estratégico. A solução foi pensada a fim de minimizar o tempo e o custo de obtenção das informações, evitar a elaboração de incontáveis planilhas dispersas pela empresa e focar no negócio propriamente dito, com conceitos definidos, uniformes e documentados. “Vamos perceber tendências, otimizar recursos e minimizar tempo de resposta”, projeta o gerente. “É como pretendemos maximizar a lucratividade e rentabilidade da empresa”, complementa Ficagna. A empresa utiliza, neste momento, o Sadig Análises e Painéis (curva de aprendizagem).

O projeto está crescendo consistentemente e o atual nível de conhecimento das informações comerciais da empresa já é notável. São diversos módulos já implantados, o que propicia análises individuais ou entre eles, comparativamente, destaca o gerente de Controladoria e TI da Aurora.  Para a validação das informações, são efetuados cruzamentos com a contabilidade, livros fiscais e outros relatórios.  A determinação dos dados que serão importados tem base na sua importância, extensão e representatividade, entre outros, e é realizada com as áreas em desenvolvimento, para evitar o excesso de dados com pouca informação e o desperdício de recursos.

A competência, o profissionalismo e o comprometimento da equipe interna é um diferencial no processo de implantação. “O fato do processo de ETL ser desenvolvido internamente e a validação ser efetuada pela própria Aurora, que conhece as nuances de seu negócio, acelera o processo de implantação”, enfatiza Ficagna.

Mais informações:

http://www.vinicolaaurora.com.br

http://www.sadig.com

Fonte: IT Portal