Assespro RS premia TCC de aluno da Unisinos

Reges Bronzatti, presidente da ASSESPRO-RS, entrega o prêmio TCC para Gabriel Chites de Mello

O bacharel do curso de Ciência da Computação da Unisinos Gabriel Chites de Mello recebeu na última segunda-feira, 23, o Prêmio TCC da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, regional RS (Assespro-RS). O Trabalho de Conclusão de Curso foi selecionado como o melhor entre os apresentados em Ciência da Computação no semestre 2011/2 na Universidade do Vale do Rio do Sinos. O TCC ‘Fluent Resource Mapper: Um Framework para internacionalização de softwares baseado em convenção sobre configuração’ apresentou nova forma de facilitar o desenvolvimento de softwares. “O desenvolvedor cria um software em um idioma, uma cultura e, depois, para este desenvolvimento ser adaptado para outra região, teria de passar por um desenvolvimento manual, agora desnecessário. No entanto, não é um tradutor do software. Ele auxilia o desenvolvedor na obtenção dos textos a serem traduzidos, agilizando o desenvolvimento”, destaca Chites.

Além de Gabriel Chites, esteve presente no encontro o Professor Orientador do TCC, Leandro Tonietto. A premiação ao destacado é composta de certificado da Assespro, troféu e uma Bolsa de Formação da Alfamídia, pela qual podem escolher uma formação no Centro Educacional. A Assespro-RS premiou o TCC ‘Um modelo baseado em computação ubíqua para prover acessibilidade a deficientes visuais’, de Roberto Almeida Falk e orientado pelo professor Jorge Luis Victória Barbosa,  também da Unisinos, representando o curso de Sistemas da Informação.

Leandro Tonietto (professor orientado do TCC e Analista de Sistemas da SADIG), Gabriel Chites de Mello (aluno de Ciência da Computação da Unisinos) , Moacir Pogorelsky (Presidente da SADIG) e Reges Bronzatti(residente da ASSESPRO-RS)

Prêmio TCC
O prêmio foi criado em 2005 com o objetivo de reconhecer os melhores TCCs que poderão ser aplicados nas empresas de informática. Com isso, a Assespro estimula a pesquisa e forma novo valores no que se refere a mão de obra qualificada para o mercado, cada vez mais carente de profissionais especializados na área.

Assespro-RS

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade contribui para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia, regidas sob as leis brasileiras, e a representação institucional dos seus interesses junto às autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros. Além de promover parcerias entre filiados, realiza encontros para debate de temas de interesse das empresas associadas, estabelece rumos, zela pela difusão e prática da conduta ética nas relações de mercado, e perante a sociedade, desenvolve programas de fomento e apoio à atividade.

A Assespro-RS promove ainda programas de benefícios de todos os segmentos que representa, sendo eles: Software, Hardware, Treinamento, Assessoria, Consultoria e Serviços de Informática. E para atingir tais objetivos, busca convênios, parcerias e projetos de operação em consórcio para serviços, treinamento, hardware e software. A instituição é engajada no Programa Nacional de Exportação de Software, Softex2000, que proporciona apoio para capacitação tecnológica e comercial em nível nacional e internacional das empresas associadas.

Fonte: Assepro – RS