Gartner identifica 10 erros que levam ao fracasso da mobilidade

Violação da regra dos três cliques, dificuldade de navegação, enterrar funcionalidades importantes são apenas alguns exemplos do que não deve ser feito

Embora as organizações sigam criteriosamente sua estratégia de implantação de aplicativos móveis, existem 10 grandes erros que causam falhas de serviço móvel ao cliente, de acordo com a Gartner.

A análise que as organizações devem desenvolver uma estratégia de aplicação móvel que lhes permita capitalizar sobre as oportunidades únicas apresentadas pela tecnologia móvel. Há quatro áreas que precisam ser abordadas ao desenvolver esta estratégia são: Demanda, suprimento, controle e de riscos.

Em comunicado, Gartner diz que se bem feito, as soluções móveis podem expandir os canais de comunicação com clientes, colaboradores e parceiros de negócios, e pode resultar em maior retenção de clientes, aumento das vendas, maior produtividade do funcionário, e muito mais.

Por outro lado, feito mal, soluções móveis podem muito facilmente destruir a sua reputação de serviço ao cliente. Veja os 10 grandes erros listados por Gartner.

1. Violação da regra dos três cliques

Aplicativos não devem usar mais de três teclas para chegar a funcionalidade necessária. Cada tecla adicional normalmente aumenta a complexidade.

2. Dificuldade com a ergonomia, especialmente a entrada de texto

Só porque o conteúdo da Web se encaixa em uma tela de navegador portátil, isso não significa que é conveniente para um dispositivo móvel. Conteúdo móvel precisa ser simplificado e adaptado para cada dispositivo do usuário.

3. Não reutilizar comportamentos aprendidos, tais como teclas de função e navegação

As aplicações móveis precisam pegar os hábitos do usuário do telefone. Por exemplo, se “autocomplete” foi desligado nas configurações do telefone, então não use essa opção em seu aplicativo móvel – pois o usuário não gosta da funcionalidade.

4. Violar a “segurança 101″

Tal como acontece com aplicações de laptop e desktop, aplicações móveis devem cumprir requisitos de segurança. Autenticação, criptografia e login seguro, deve ser parte de qualquer arquitetura de aplicativo móvel.

5. Dificuldade com a navegação

Páginas web padrão indicadas em um dispositivo móvel frequentemente têm um conteúdo desaparecendo para a direita e para fora da parte inferior da tela. Para navegar, os usuários têm que rolar esquerda-direita e de cima para baixo para tentar encontrar a funcionalidade básica, como o botão “back”. Certifique-se que os botões de navegação podem ser facilmente acessíveis em todos os momentos.

6. Enterrar funções mais importantes

Devido ao espaço da tela limitada real, projetistas de aplicações móveis devem garantir que a funcionalidade mais importante esteja logo no início da jornada de navegação, ao contrário de funcionalidade em camadas.

7. Exibição incorreta ou textos gráficos ilegíveis

Muitos dispositivos móveis ainda não são smartphones e têm capacidade limitada de processamento de gráficos. Jogar grandes imagens gráficas e texto e vídeo para o dispositivo móvel pode resultar em uma experiência de qualidade muito pobre para o utilizador.

8. Impossibilidade de revisar erros

Poucas coisas são tão frustrantes em um dispositivo móvel como uma tentativa de obter o cursor para o meio de uma palavra ou endereço da Web para corrigir um erro de digitação. Sempre tem dois botões de “voltar” – que apaga texto e que não apaga texto, mas permitirá ao usuário a oportunidade de corrigir os erros digitados.

9. Visibilidade do conteúdo

A luz solar é um dos piores inimigos de aplicações móveis, porque muitas vezes torna o texto ilegível na tela.

10. Ineficiência de recursos

As aplicações móveis devem ter uma capacidade de stop-start para permitir que o usuário pare uma entrada de atividade ou de dados e, em seguida, retorne ao mesmo ponto, sem ter que digitar novamente todo o conteúdo.

Fonte: ITweb