Mobilidade e integração

Buscar constantemente inovação para fazer com que a TI exerça papel importante na educação, atendendo às expectativas dos alunos que já mergulharam no mundo digital. Com essa meta, o CIO Sérgio Santi, da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, grupo mantenedor do colégio Bom Jesus, lançou mão da tecnologia para entregar conteúdo didático aos estudantes por smartphones, tablets ou qualquer plataforma, de qualquer lugar.

Com essa iniciativa, que ingressou a instituição na era da mobilidade, o executivo volta ao Prêmio IT Leaders 2012 e leva o título mais uma vez. Ele foi o vencedor na categoria também em 2011.
O projeto que Santi vem conduzindo é o Programa de Inovação Tecnológica na Educação (PITE), criado há dois anos para atender aos alunos do ensino médio, que somam cerca de 15 mil, distribuídos pelos 27 colégios Bom Jesus, que hoje estão localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O objetivo do programa é entregar as matérias didáticas aos professores no formato digital, enriquecidas com vídeos, mapas, texto e animação. Esse material fica hospedado na nuvem em um provedor nos Estados Unidos e pode ser acessado a qualquer momento pelos educadores para preparação de aulas, que após elaboradas e ministradas em classe ficam disponíveis no Portal do Aluno.

“Esse material ajuda os alunos a rever a matéria dada em sala de aula”, informa Santi. Os pais também podem acompanhar mais de perto os estudos dos filhos e repassar os pontos que foram ensinados pelo professor, já que algumas aulas são gravadas e liberadas para acesso pela nuvem.

O PITE desenvolveu conteúdos multimídia como curso online de matemática, geografia e biologia. As próximas matérias que farão parte do programa são química e física. A implementação total levará ainda mais um ano.

Segundo o CIO, o PITE procurou englobar diversas ferramentas com criação de conteúdo em mídias digitais, uso de projetos sofisticados nas salas de aulas com conexão internet e software de aprendizado.

Santi lembra que a ideia de implementação do PITE surgiu há pouco mais de dois anos, quando o presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus instigou a TI a focar mais nos alunos, uma vez que os processos administrativos já estavam informatizados. “Muitas instituições estão adotando lousa digital e o Bom Jesus com seus 115 anos, e conhecido pelo seu material didático de boa qualidade, precisava ir além”, conta.

A proposta do PITE é funcionar como laboratório virtual na nuvem para acesso por qualquer dispositivo. Mas sua implementação trouxe alguns desafios tecnológicos e comportamentais pelo receio de educadores em lidar com novas tecnologias.

Entretanto, os obstáculos foram superados. Como não havia software no mercado que atendesse às necessidades do Bom Jesus, a TI montou um time para criar todas as animações 3D dos conteúdos. Santi destaca o material didático de matemática, que envolveu a criação de 340 objetos, integrados com recursos de vídeo e textos com interatividade para ajudar os alunos a fixarem as aulas com mais facilidade.

As salas de aula receberam lousas digitais com acesso internet. “Bolamos um quadro diferente para os professores que gostam de escrever com giz”, ressalta o CIO, lembrando que o projeto enfrentou certa rejeição no início por parte dos educadores. “Alguns não gostavam de tecnologia e não compareciam aos treinamentos”, recorda-se.

Após um ano, o cenário é diferente. Mais de 200 professores foram capacitados para dominar as novas tecnologias e hoje perceberam o entusiasmo dos alunos pelas aulas.

O CIO considera que o PITE é resultado de muita colaboração, pois precisou integrar o time de inovação da TI com os professores do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP). Ambos trabalham juntos na criação do material didático, que ele acredita que futuramente poderá sair do Bom Jesus e tornar-se uma fonte de receita para a instituição, atendendo a outros colégios.

Santi reconhece que a sua habilidade em gerenciar equipes tem trazido bons resultados na implementação do PITE e outros projetos no Bom Jesus. Ele está à frente da TI da instituição de ensino há cerca de dez anos e tenta conquistar seu espaço, motivando o time, de 50 pessoas, para que cresça, torne iniciativa e ande sozinho.

“Não sou centralizador. Delego muito e procuro confiar nas pessoas”, diz Santi, que avalia que essa receita tem funcionado bem no seu dia a dia. Semanalmente, ele senta à mesa com representantes do seu time e uma vez por mês traz alguém da área de negócios para que a TI esteja em sintonia com a visão estratégia da instituição.

A colaboração é marca registrada do CIO. “Não tomo nenhuma decisão sozinho”, conta o executivo, vencedor da categoria Educação, que disputou o prêmio com os CIOs Jones Emerson Costa Lima, da Sociedade de Educação Tiradentes, e Orandi Mina Falsarella, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Fonte: Computerworld