Grupo ASUN investe em tecnologia como estratégia de crescimento

O Grupo ASUN, com 19 lojas nas cidades de Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral gaúcho e cerca de 1.500 colaboradores, investe em tecnologia para ganhar mercado e expandir seus negócios. A união do sistema de gestão (ERP) com  business intelligence (BI) é utilizada de forma a otimizar as vantagens de cada um. Valdecir Pressi, administrativo financeiro da ASUN, empresa que utiliza BI da SADIG, destaca a facilidade conquistada. “Hoje trabalhamos com três sistemas na empresa e estamos consolidando todas as informações no BI, em um único local, onde poderemos fazer a consulta rápida escolhendo período, forma de análise, sem depender de planilhas com dados, muitas vezes incorretas por conter fórmulas imprecisas, ou ainda porque que digitou esqueceu alguma informação. O papel aceita tudo, o sistema dá a informação real, seja ela boa ou ruim”, diz Pressi.

O gestor salienta ainda que o crescimento não se dá por ter um BI, mas sim pelas ações tomadas a partir das informações do dispositivo e que permitem tomar a melhor decisão. “Vejo muitas organizações utilizando o BI como suporte ao ERP, porque este não dá informações de forma customizada. O que eu considero o pior de todos os erros. O BI tem ser o aliado de decisões estratégicas, fornecendo informações rápidas, precisas e com consistência.

No momento em que o BI servir apenas de suporte ao ERP, além de estar sub-utilizando a ferramenta, estou cobrindo falhas de uma sistemática ineficiente e prejudicando a organização”, defende Pressi.

Escolha buscou por simplicidade

Com sistemas da SADIG implantados há dois anos e 10 meses, o Grupo ASUN analisou diversos sistemas indicados por parceiros. O fator decisivo foi, além proximidade, por ser no RS, a facilidade e simplicidade de manuseio do SADIG, tanto na criação quanto na análise das informações. Após a implantação inicial, treinamentos de usuários e administração, o restante do processo foi realizado unicamente pela ASUN. “Não houve dificuldades na implantação, porque todos do ASUN estavam focados para fazer todo o processo”, lembra Pressi.

O ASUN utiliza quatro produtos SADIG: Sadig Análises, Sadig Performance, Sadig painéis e Sadig ETL. “Utilizamos todos, alguns mais que outros, mas na totalidade são muito fáceis de utilizar e muito rápidos nas respostas. Em nossa avaliação, consideramos todos excelentes”, enfatiza Pressi. A maior utilização é na forma WEB, onde 15 gestores e supervisores consultam dados de qualquer local com acesso à internet.

Mais de 70 painéis ativos

O Sadig Painéis é, sem dúvida, o produto mais utilizado pelo ASUN. Hoje são 71 painéis ativos. Com o Painéis é possível alterar filtros e ter a resposta na mesma tela sem fazer nova consulta. A informação é visualizada com agilidade e rapidez. “A utilização é muito variada no Painéis. Posso, por exemplo, ter a visualização da rentabilidade por unidade de negocio, analise de indicadores gerenciais, posições consolidadas de vendas e crescimento, movimentação de pessoal, turnover, etc”, exemplifica o gestor.

Conheça a SADIG

A SADIG foi fundada em 1986 e é reconhecida pelo mercado como uma especialista em BI (Business Intelligence) e CPM (Corporate Performance Management). Através de completa infra estrutura própria, ou utilizando a sua rede de parceiros comerciais / serviços, a SADIG atende cerca de 600 organizações, de diversos setores / portes, no Brasil e no exterior. A solução Sadig caracteriza-se pela rapidez na implantação / aprendizado e por sua imbatível relação investimento / benefícios. A sofisticação tecnológica é utilizada de forma a gerar simplicidade e valor aos negócios de seus clientes, entre eles: Auxiliadora Predial, Beira-Rio, Benoit, Brasmetal, Ceusa, Dakota, Demobile, DellAnno, Gang, Goldsztein-Cyrela, Mangels, Miolo, Moval, Muffato, Royal Canin, SCA, Seven Boys, Simbal, Speedo, Todeschini, Unimed, Valduga, Vinícola Aurora, Vonpar, etc.

Fonte: ERP News