MBA em TI? Por que é vital para a carreira

Curso não garante sucesso profissional, mas ajuda pessoal de TI a aprimorar o alinhamento com os negócios

Fazer um MBA pode ajudar profissionais de tecnologia a estabelecer uma ponte entre negócios e TI, mas não é garantia de sucesso, nem se traduz automaticamente em um salário maior. Então, quando um diploma de negócios faz sentido para um profissional de TI? Dependente da posição ocupada pelo talento, diz Jack Cullen, presidente do pessoal de TI da Modis.

No topo da hierarquia de TI, os CIOs estão mais envolvidos na estratégia corporativa, operações e transformação de negócios ao longo dos anos, fazendo do MBA uma especialização atrativa.

“Vemos uma série de executivos menos técnicos, mas os CIOs são muito focados no business. Por isso, o MBA para o líder é vital para empresas que estão à procura de uma abordagem de negócios em linha com a tecnologia”, avalia Cullen.

Gerente de projetos e analista de negócios são outros talentos que podem se beneficiar de um MBA. Administradores de banco de dados, embora menos diretamente envolvidos com a estratégia de negócios, também podem tirar proveito de um MBA.

“Há valor no MBA para administradores de banco de dados porque eles podem olhar para o negócio em execução, o que eles estão fazendo a partir de uma perspectiva de negócios, e garantir que todo o processo e arquitetura de banco de dados da empresa esteja em linha”, ensina Cullen.

Na empresa de eletrônicos Philips, ter um MBA é útil para determinadas funções que exigem um alto nível de conhecimento técnico e de negócios, diz Maridan Harris, diretor de TI da Philips América do Norte.

“Diversas funções de TI que temos são voltadas para aumentar o valor, reduzindo custos, melhorando a eficiência etc. Nesse cenário, ter um MBA torna-se bastante útil”, acredita Harris. “O MBA ajuda a fazer uma transição mais rápida e suave”, completa.

Um exemplo atual é área de cadeia de abastecimento da Philips, que está em busca de um gerente de projetos e prioriza candidatos com MBA, bem como engenharia ou experiência em operações. “Ser capaz de combinar conhecimentos técnicos com competências de gestão estratégica, análise e projeto é diferencial importante para a função”, relata Harris.

“Ele permite que o indivíduo tenha credibilidade com líderes técnicos e não-técnicos e possa contribuir para a direção estratégica do negócio em diversas disciplinas”, explica.

De volta à escola

“O surgimento de programas de MBA orientados à TI nas escolas de negócios diz muito sobre a importância, respeito e consideração dos MBAs no mundo da tecnologia”, assinala Cullen.

No entanto, ele adverte. “Fazer um MBA não é garantia de sucesso na área.” Tudo depende onde o profissional quer chegar em TI. “Quanto mais perto você quer ficar do lado de negócios, maior valor terá com um MBA”, explica Cullen.

A importância dada a um MBA, muitas vezes, depende de quem está contratando, acrescenta Cullen. Para alguns recrutadores, certificações como Project Management Professional (PMP) ou Certified Business Analysis Professional (CBAP) são mais importantes do que um MBA.

Mike Rosenbaum, CEO da Catalyst IT Services, provedora de serviços de TI, não encontrou provas de que ter um MBA vai fazer alguém ter melhor desempenho. Sua empresa usa uma abordagem analítica para a contratação de profissionais de TI e formação de equipes.

“Coletamos grandes quantidades de dados sobre as pessoas, e então construímos algoritmos que nos permitem dizer se alguém vai ter ou não grande performance em uma equipe”, diz Rosenbaum. “Pós-graduação em geral tende a ser estatisticamente insignificante para determinar se o profissional terá destaque em uma equipe de desenvolvimento, por exemplo.”

Mas, enquanto pós-graduação “geralmente não significa sucesso”, Rosenbaum reconhece que existem algumas competências associadas à pós-graduação que são relevantes. “No topo da lista está ser capaz de escrever, por exemplo”, observa.

Para um profissional de TI que quer mudar de carreira, o valor de fazer um MBA pode estar na possibilidade de agregar aspectos do negócios – finanças, contabilidade, cadeia de suprimentos, gestão de projetos.

Por exemplo, um profissional de TI com foco em infraestrutura pesada poderia aprender sobre aplicativos, processos de negócios e gerenciamento de projetos em um programa de MBA. “Não é nenhuma garantia de que ele vai chegar onde quer, mas é um bom caminho para treinar sua mente sobre o que é preciso saber”, finaliza Cullen.

Fonte: Computerworld