Como mentores podem ajudar a impulsionar sua carreira?

Nem sempre certificações são suficientes para conquistar o topo da área de tecnologia da informação. Um profissional mais experiente pode contribuir para o crescimento de talentos

Você trabalha duro, participa de cursos de especialização e obteve diversas certificações. Educação e dedicação são vitais, mas nem sempre são suficientes na carreira em TI. Às vezes, o profissional precisa de um toque pessoal e o segredo está em receber dicas de alguém que admira e quer ser como ele um dia.

Afinal, quando se trata de desenvolvimento profissional e planejamento de carreira, quem não deseja contar com o conselho de alguém de confiança? Contar com um mentor pode ajudá-lo a obter um salto na carreira.

Mentores são úteis porque, além de terem experiência em seu campo de atuação, também têm uma rede de profissionais e, mais importante, estão dispostos a partilhar o que sabem. Mentores provavelmente contaram com o apoio de talentos que os ajudaram a compreender melhor sua indústria, aprimorar pontos fortes ou aguçar habilidades.

A relação entre mentor e mentorado é simbiótica. “É importante lembrar que esse é um relacionamento de via dupla. Você busca ajuda do mentor, mas também tem de ajudá-lo”, aponta Imad Lodhi, veterano da IBM do setor de terceirização.

O mentor pode impactar diretamente na vida de uma pessoa, lembra Imad. “Ao ajudar outra pessoa a conquistar o sucesso, ela contribui para criar um futuro melhor para todos, e ganha a satisfação de saber que fez a diferença na vida de alguém”, lembra Lodhi.

O mentorado também deve fazer o que puder para ajudar seus mentores. Por exemplo, um jovem aprendiz pode ser mais bem-informado sobre a construção de uma marca online ou ser um influenciador social. Compartilhar o seu conhecimento é uma forma de contribuir para o relacionamento.

O que buscar em um mentor?

“As qualidades de um bom mentor definem um grande líder”, assinala Michael R. Spano, consultor do IBM CIO Office e participante de longa data de programas de mentoring. Ser perspicaz e experiente, bom ouvinte e acessível são qualidades que devem ser buscadas.

O mentor que você escolher também deve ter paixão por treinar/ensinar. “Nem todos os líderes ou professores são grandes mentores, mas todos os grandes mentores encontram maneiras de ensinar e inspirar, sem crítica, e estão sempre apoiando o outro”, diz Spano. Ao escolher um mentor, olhe para essas qualidades, mas, em seguida, observe a pessoa por um tempo e veja se essas características se mantém.

Como um mentor pode contribuir para sua carreira?

Ter um mentor é importante, independentemente de sua idade ou posição, de acordo com Lodhi. “Todo mundo precisa de alguém de fora para compartilhar conhecimento e experiências”, completa.

De acordo com Spano, a única maneira de realmente aproveitar a vida e ser produtivo é aprender continuamente. O segredo, diz, é aprender as coisas certas no momento certo, daí a necessidade de um mentor.

“É maravilhoso se você achar apenas um pessoa, mas conheço muitos que têm alguns mentores”, conta Tracey Cashman, sócio e gerente-geral de tecnologia da informação da WinterWyman, empresa de gestão de recursos humanos.

Outro exemplo pode incluir um profissional de TI que já trabalhou em infraestrutura de TI por vários anos, mas quer mudar para a área de desenvolvimento. Encontrar um mentor com fortes habilidades de programação pode oferecer uma visão sobre quais linguagens de programação a empresa está investindo ou os cursos que você deve fazer para se tornar mais relevante para as necessidades da companhia.

“É crítico ter um mentor na área de TI. Contar com um mentor nesse ambiente permite que você veja onde está e para onde pode ir. Assim, é possível construir habilidades e conhecimentos nas áreas que mais precisam de você”, aconselha Spano.

Ter uma pessoa sênior como mentor pode ajudar a abrir portas, seja de conhecimento sobre que tipo de treinamento seria mais benéfico para você ou saber como forma lidar com clientes difíceis. “A maioria das minhas promoções foi resultado de mentoring”, diz Lodhi.

Escolhendo um mentor

“Um bom mentor pode ser um ativo ao longo da vida. Escolhas erradas se arrastam pelo tempo”, ensina Spano. Um mentor deve ser uma pessoa não só com conhecimento e habilidades, mas também precisa ter certa química com o mentorado.

Como aprendiz, você deve ser capaz de avaliar objetivamente suas competências, bem como aceitar a crítica construtiva de seu mentor. Esta é a hora de colocar na mesa pensamento estratégico e objetivos de carreira. É preciso conhecer pontos fortes e fracos, a fim de saber onde um mentor pode contribuir mais. “Antes de procurar um mentor, descubra quais são suas expectativas a partir da relação e as áreas que você quer cobrir”, aconselha Spano.

Com esse conhecimento em mãos, coloque na balança seus pontos fortes e fracos e compare-os com os objetivos da empresa. Isso deve lhe dar uma boa ideia das qualidades procuradas em um mentor.

Como encontrar um mentor?

Um bom lugar para começar é o departamento de RH da empresa. Descubra se a área tem um programa de orientação formal ou informal e mostre interesse. Há outros lugares para procurar, lembra Spano, como as mídias sociais.

Se a sua empresa não tem um programa de orientação e você tem o desejo de atuar como agente de mudança, busque o representante do RH e diga que gostaria de ajudar a montar o programa.

Outra opção. “Nem todos sabem o que eles querem fazer em dez anos, mas se você sabe, procure alguém em uma função que aspira dentro da empresa”, afirma Cashman.

Se você não encontrar ninguém no trabalho, use mídias sociais profissionais para buscar pessoas da área. LinkedIn e Facebook são ótimos lugares para identificar mentores e grupos com interesses semelhantes em sua área.

Como evoluir profissionalmente?

Tenha em mente que a relação com o mentor é profissional. Não é amizade. Veja abaixo 13 objetivos que devem ser levados em consideração na sua evolução profissional e certifique-se de que o mentor vai ajudá-lo a conquistar esses pontos.

1. Atualize seu currículo
2. Liste seus objetivos
3. Estabeleça o que você espera como aprendiz e do seu mentor
4. Negocie a periodicidade das reuniões
5. Identifique como o sucesso da orientação será medido
6. Entre em acordo sobre como vai manter contato
7. Concorde com regras básicas: confidencialidade, dar/receber feedback e assim por diante
8. Conheça seu mentor e deixe que ele te conheça melhor
9. Compartilhe o que você espera ao final do relacionamento
10. Compartilhe sua opinião sobre avaliações
11. Compartilhe com as áreas os trabalhos em andamento, pergunte se eles enfrentam desafios semelhantes na carreira e o que eles fizeram para resolvê-los.
12. O que seu mentor está lendo agora? E você?
13. Há outras áreas que você pode contribuir?

Fonte: Computerworld