TI brasileira investe pouco em exportação

Mesmo crescendo ano a ano, as exportações feitas por empresas de Tecnologia da Informação (TI) ainda representam pouco em relação ao potencial existente. É o que indicam os dados do Censo 2012 do Setor de TI realizado pela Assespro (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação) em parceria com a MBI e a Survey Monkey. O mercado de TI brasileiro movimenta U$ 16,5 bilhões por ano, mas a maioria das empresas brasileiras de TI atua somente mercado interno. Das companhias consultadas, 81,1% informaram faturamento “inexistente” no exterior, enquanto 8,4% afirmaram que as exportações são de montante “moderado”.

Do Rio Grande do Sul à Ásia – Apesar disso, há empresas brasileiras voltadas às exportações, que além das facilidades de mão de obra e legislação encontram boa visibilidade lá fora. “Os novos mercados alvo valorizam a qualidade da tecnologia brasileira e seus tamanhos são respeitáveis”, defende Moacir Pogorelsky, presidente da SADIG. Apostando no mercado externo, a empresa gaúcha, de business intelligence (BI) abriu unidade na Índia e planeja ganhar espaço na Ásia e Oriente Médio para ampliar mais rapidamente o faturamento da Companhia. A inauguração de sede própria, juntamente com outras ações, possibilitará que a SADIG tenha, até o final de 2014  receita anual própria de R$12milhões,  40% dela proveniente das exportações. “Considerando nossa estratégia de obtenção de larga escala, um mercado grandioso como este está bem alinhado com os nossos objetivos”, avalia Pogorelsky.

Panorama Geral – A maior parte das exportadoras de tecnologia e serviços são empresas de pequeno porte e a maior parte está localizada no Sudeste. Daquelas que a exportação possui participação majoritária, todas estão entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os Estados Unidos é o país que mais compra tecnologia e serviços de empresas brasileiras, (7,7%), seguido por México, Argentina, Colômbia e Canadá (com 4,6%, 3,9%, 2,8% e 2,1% respectivamente). Espanha, Reino Unido, França e Alemanha representam 1,8%, 1,1%, 1,1% e 1,1% cada.

Sobre a SADIG –SADIG foi fundada em 1986 e é reconhecida pelo mercado como uma especialista em BI (Business Intelligence) e CPM (Corporate Performance Management). Através de completa infra estrutura própria, ou utilizando a sua rede de parceiros comerciais / serviços, a SADIG atende cerca de 600 organizações, de diversos setores / portes, no Brasil e no exterior. A solução Sadig caracteriza-se pela rapidez na implantação / aprendizado e por sua imbatível relação investimento / benefícios. A sofisticação tecnológica é utilizada de forma a gerar simplicidade e valor aos negócios de seus clientes, entre eles: Auxiliadora Predial, Beira-Rio, Benoit, Brasmetal, Ceusa, Dakota, Demobile, DellAnno, Gang, Goldsztein-Cyrela, Mangels, Miolo, Moval, Muffato, Royal Canin, SCA, Seven Boys, Simbal, Speedo, Todeschini, Unimed, Valduga, Vinícola Aurora, Vonpar, etc.

Fonte: TI BahiaDiário de Campo Grandei-press