Como estimular talentos no seu time de TI

CTOs, CEOs e profissionais de RH contam como descobrem os tesouros escondidos dentro de suas organizações e como você pode fazer o mesmo

Todo mundo sabe que o segredo para o sucesso dos negócios é contratar um grande talento. Mas alguns dos colaboradores mais talentosos ao redor já podem estar trabalhando para você – e você sequer sabe disso.

“O tempo gasto na identificação de talentos dentro das empresas não é o suficiente, muito menos a preparação desses talentos para cargos de nível sênior”, diz Iman Jalali, presidente da TrainSignal, uma plataforma online de formação em TI. “Olhar para dentro não é apenas saudável para o moral da tropa, mas é bom para os negócios também. Não raro você vai identificar talentos que precisam ser orientados, treinados e preparados para futuras posições de chefia.”

Como fazer isso? Pedimos para CTOs, CEOs e profissionais de RH para contar como eles descobrem os tesouros escondidos dentro de suas organizações e como você pode fazer isso também.

Alguns de seus segredos? Promover hackathons para identificar os geeks no armário ou estabelecer projetos extra curriculares para os funcionários que querem mostrar as suas habilidades. Algumas técnicas são tão simples como a criação de uma caixa de sugestões ou agendamento de um tempo regular para falar de  tecnologia com seus empregados. Outros envolvem empurrar  os funcionários de melhor desempenho fora de suas zonas de conforto ou alistá-los na busca por talentos. Finalmente, você também precisa saber quando cortar o cabresto e deixar seus funcionários mais talentosos avançarem para tarefas melhores. Fazer da carreira de seus funcionários uma prioridade para sua organização ajuda a garantir a lealdade e obter o melhor do seu melhor.

Dica nº 1: Hackathons
Se há um esconderijo na sua organização para talentos de programação, nada melhor para tirá-los de lá, trazê-los para fora, que um hackathon. HireVue, criadora de uma plataforma que permite às empresas enviar perguntas de entrevista para os candidatos e registrar suas respostas via web cam, promove “hackweek” regulares para revelar novos talentos e ideias, conta seu CEO, Mark Newman.

“Nós pedimos a eles: ‘Qual é a coisa mais irritante que você sempre quis corrigir? Se você não tivesse mais nada para fazer o dia todo,qual seria a coisa muito legal que você gostaria de construir?'”, Diz ele. “Recentemente, pedi a uma equipe de 20 pessoas que respondessem a estas perguntas no prazo de uma semana. O resultado foram cinco produtos testáveis ​​para olhar. Foi incrível.”

Para Robert LeCount, diretor de TI da empresa de educação financeira The Rich Dad Co., as melhores ideias de tecnologia nem sempre vêm de profissionais de TI. No inverno passado, Rich Dad dividiu sua equipe de 22 funcionários em seis equipes interdepartamentais. A missão de cada uma delas: aplicar novos conceitos de marketing para a empresa, usando vídeos e também os materiais tradicionais.

“Isso empurrou a todos para fora de suas zonas de conforto e nos permitiu avaliar onde as pessoas trabalham bem – quem é mais criativo, quem é melhor com a tecnologia, e quem é mais processo-driven”, diz LeCount. “Foi engraçado ver nosso pessoal de TI aprendendo a usar FinalCut e nossos contadores usando o InDesign e o Illustrator. Percebemos que nossos auditores têm grandes habilidades criativas. No final, a equipe vencedora veio com algo que estamos usando agora como uma campanha de marketing.”

“Para desenvolver tecnologia nova e transformadora, os funcionários precisam de alguma licença criativa. Deixar os funcionários experimentarem novas formas de fazer o trabalho diário é uma ótima maneira de descobrir talentos escondidos”, diz Joel Bomgar, CEO da Bomgar. “Mas se todos não estiverem focados no trabalho, e apenas no jogo em si, você pode acabar com um monte de” ferramentas legais “que não acrescentam nada ao negócio”, alerta.

Dica nº 2: Criar projetos piloto
Se os seus funcionários não têm perfil geek para mergulhar em um hackathon, existem muitas outras maneiras de identificar talentos escondidos. Uma é a criação de projetos especiais não essenciais realizados por voluntários, diz Umesh Ramakrishnan, vice-presidente da empresa de busca de executivos CTPartners.

“Anuncie as principais iniciativas que não tenham sido atribuídas a uma equipe ou ofereça a oportunidade de engajamento em projetos temporários”, aconselha Ramakrishnan. “Depois de ter seus voluntários, nomeie um perito e monitore o progresso do grupo.”

A Kareo, prestadora de serviços de TI para o setor de saúde, rotineiramente permite a execução de projetos especiais voluntários, conta o vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Jason Leu. Recentemente, um engenheiro da empresa ofereceu-se para criar uma ferramenta interna para responder a perguntas comuns dos clientes. O sistema tornou-se rapidamente o sistema central que a empresa usa para gerenciar consultas sobre contas de clientes.

“Este é o tipo de projeto que não teria sido priorizado através de processos normais, mas que acabou por ter um impacto profundo sobre o nosso negócio”, diz Leu.

Dica nº 3: Ressuscitar a caixa de sugestões
Você nunca vai saber que ideias brilhantes estão à espreita dentro de sua organização – e que funcionários as têm – se não fizer nada para que surjam, diz Newman HireVue.

“Nós gostamos de celebrar novas ideias, e as pessoas que as promovem são as primeiros na fila para promoções dentro da nossa empresa”, diz Newman HireVue.

Mas, acrescenta, é preciso ter uma cultura corporativa aberta a novas ideias, caso contrário, os funcionários podem se sentir traídos – e rapidamente se calar. Estar aberto é a chave para a retenção de jovens talentos tecnologia, diz Joel Bomgar.

“Na  Bomgar temos reuniões mensais de toda a empresa, durante a qual compartilho tudo o que está acontecendo, de bom ou de ruim, até o nosso saldo bancário corporativo”, diz ele. “Durante essas reuniões também leio e resolvo quase todos as sugestões anônimas que recebemos através das caixas espalhadas pela empresa, para que os funcionários conheçam os seus pontos de vista e saibam que estão sendo ouvidos e valorizados.

Dica n º 4: Converse sobre tecnologia

Uma das melhores maneiras de descobrir talentos escondidos é descobrir o que apaixona a sua equipe. Isso significa reservar tempo para jogar conversa fora, diz Perry Stoll, vice-presidente de engenharia e operações da Cloudant.

Segundo Stoll, na Cloudant a rotina dos funcionários inclui um tempo para conversar sobre artigos ou posts que lhes interessam, sentar, e conversar tecnologia, mesmo que a conversa não tenha nada a ver com tabalhos e projetos reais. “O objetivo é saber no que as pessoas estão prestando atenção”, diz ele. E focar atribuições desacordo com os interesses.

Dica n º 5:  Tire os empregados da zona de conforto
Às vezes, a melhor maneira de encontrar talentos escondidos é jogar as pessoas em águas desconhecidas e ver como elas nadam. Além de conhecer novas habilidades, tirando os empregados de suas zonas de conforto, colocá-los em novas situações de trabalho ajuda a mantêm-los afiados, diz Sarantakos TheLadders.

“Nada mata mais rápido a produtividade do que o tédio, então tento não manter ninguém na caixa por muito tempo”, diz ele. “No TheLadders, se alguém está trabalhando no back-end, nós damos uma chance para que tabalhe na linha de frente, diretamente com nossos consumidores. O objetivo é não colocar os funcionários na mesma rotina, dia após dia. O que fazemos é expô-los a novas tecnologias ou características do produto que não tenham visto antes, na esperança de que despertem.

Dica n º 6: Envolva as estrelas da companhia
A identificação de talentos exige talento. Se você quer contratar um engenheiro top , você precisa de seus melhores engenheiros envolvidos na decisão. Se você quer tocar em competências já existentes na sua equipe, você precisa que suas estrelas estejam dispostas a ser mentoras dos jovens aspirantes.

“Se você quer alguém com capacidades para brilhar na área de banco de dados, você precisa de alguém que saiba fazer as perguntas certas para avaliar seus candidatos”, aconselha Allan Leinwand, vice-presidente e CTO da ServiceNow.

Trazer talentos para o processo de contratação também pode tornar sua empresa mais atraente para os recrutas promissores, diz Leu Kareo. “A Kareo aproveita nossos líderes em nossos esforços de recrutamento”, diz ele.

Você também pode usar o seu melhor para descobrir talentos ocultos na empresa, através de um programa de tutoria.

Dica n º 7: Empurre seus melhores funcionários para fora do ninho
Parece um pouco contra-intuitivo, mas uma das melhores maneiras de atrair e manter talentos é dizer quando é hora de deixar a sua equipe. Mas você deve drodar isso claro para toda a equipe,  para que saibam que você está interessado no sucesso de cada um no longo prazo, diz Stoll, mesmo que isso signifique, eventualmente, perder um empregado estrela.

“Você precisa ter conversas honestas com seus empregados e perguntar-lhes: ‘Então, quando você estará pronto para deixar a minha equipe?'”, Ele diz. “É uma conversa que diz:” Estou comprometido com o seu sucesso ao longo do tempo aqui na empresa”.

Os gerentes precisam resistir ao Princípio Dilbert, diz Stoll, e assumir que não podem segurar seus melhores empregados indefinidamente porque acreditam que geeks não se preocupam com o avanço da carreira.

“Você não pode manter engenheiros talentosos para sempre, mas você pode manter seus melhores engenheiros na empresa se demonstrar interesse pessoal em suas carreiras”, diz ele. “É mais do que descobrir talentos escondidas. É a noção de que realmente conhece as pessoas e as ajudará a serem encaixadas na foto maior.”

Fonte: Computerworld