Quatro tendências que devem transformar a TI nos próximos 5 anos

Redes definidas por software, novas formas de entrega de aplicações corporativas, cloud híbrida e internet das coisas vão trazer grandes mudanças, segundo o Gartner

Com o surgimento das novas tecnologias como as de mobilidade, cloud computing e Big Data os departamentos de TI deverão passar por grandes transformações. Estudos do Gartner sobre “O que vai acontecer com a TI nos próximos cinco anos”, aponta quatro tendências que os CIOs devem ficar atentos.

Durante a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center 2013, que abriu ontem em São Paulo e encerra hoje, David Coyle, vice-presidente de pesquisa da consultoria e chairman do evento detalhou como as quatro tendências vão impactar na TI. Veja a seguir quais são:

1- Redes definidas por software

O ambiente de rede nos próximos cinco anos não será mais controlado por roteadores e switches ou por outros tipos de hardware, mas sim por software. A grande vantagem dessa mudança, segundo Coyle, é uma melhoria do monitoramento e também aumento de desempenho da infraestrutura de TI, que passará a ser controlada de forma centralizada. As configurações serão feitas em um único ponto da rede e não mais por devices individuais.

2- Serviços híbridos de cloud computing

Até 2015, as empresas vão encontrar no mercado mais ofertas de nuvem, o que fará com que elas avaliem se vale apena construir redes em casa ou contratar soluções dos provedores de serviços. Coyle afirma que as companhias terão ambientes híbridos com uma rede privada para as aplicações mais críticas de negócios e nuvens públicas para serviços.

“As empresas vão encontrar formas de ganhar espaço em seu data center, buscando aplicações específicas de nuvem para suportar os negócios”, afirma o analista do Gartner.

3- Era multicanal para entrega de aplicativos

A consumerização, que está aumentando o uso de tablets e smartphones pelos funcionários no ambiente de trabalho, vai obrigar a TI a mudar a forma de entrega dos aplicativos empresariais.

“As aplicações hoje são monolíticas e os usuários querem um modelo mais simples como o oferecido pela App Store”, conta Coyle.

O analista do Gartner observa que muitas companhias fazem software e soltam duas atualizações por ano e esse processo vai acabar. “Agora a TI terá que mudar, não só para fazer o melhor aplicativo, mas também para entregá-lo mais rapidamente e de forma mais simples”, alerta o executivo.

4- Internet das coisas

A Internet das coisas vai apoiar fortemente a TI, segundo o Gartner, principalmente no Brasil onde há mais de 260 milhões de celulares ativos. De acordo com uma pesquisa global da consultoria, hoje mais de 50% das conexões de internet são para conectar coisas. Em 2011, foram 15 bilhões de conexões permanentes e 50 bilhões esporádicas. A previsão do Gartner é de que esses números cresçam dez vezes até 2020.

Entre as aplicações que serão conectadas pelo sistema machine to machine (M2M), estão sensores para controlar objetos, meio ambiente, vias públicas, trânsito, construções, hospitais etc.

No Brasil, Donald Feinberg, vice-presidente do Gartner, cita o exemplo das máquinas dos estabelecimentos comerciais, que estão interligadas com o Fisco para emissão da nota fiscal paulista. Esses dispositivos podem transmitir informações em tempo real por M2M.

A Internet das coisas poderá apoiar a TI em diversas áreas para monitorar objetos e serviços, com redução de custos, segundo o Gartner.

Fonte: Computerworld