Cartão BNDES facilita negócios de TIC

Com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, através de uma linha especial de financiamento, torna-se mais fácil fazer investimentos em TIC beneficiando-se de taxas de juro inferiores às normalmente praticadas pelo mercado financeiro. Quem compra pode parcelar em até 48 vezes e o fornecedor tem o pagamento garantido pelo banco e o seu recebimento em até 30 dias após ao fechamento da venda e submissão da Nota Fiscal ao banco. Mesmo com várias vantagens, as empresas brasileiras ainda não fazem uso frequente deste tipo de financiamento. Cirlaine Moraes, Gerente Financeira da SADIG, empresa que comercializa softwares de business intelligence, afirma que mesmo com as facilidades disponíveis, as vendas por BNDES não chegam a 10%.

“Não podemos decidir pelo cliente. O nosso papel é divulgar que somos credenciados, oferecer essa modalidade de pagamento, e salientar que a taxa de juros e o prazo de pagamento são muito atraentes. Há casos em que valor do projeto do cliente chega a um patamar financeiro em que é melhor financiar, pois não há a necessidade de adiamento do projeto e da obtenção de seus benefícios e, principalmente, o cliente evita a sua descapitalização. Principalmente pelo desconhecimento, essa linha de crédito nem sempre é uma alternativa considerada”, diz Cirlaine.

O financiamento é pré-aprovado e feito por meio do cartão BNDES, no qual vendedor e comprador devem estar previamente cadastrados. Baseado no conceito de cartão de crédito, visa a financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Podem obter o Cartão BNDES as MPMEs (com faturamento bruto anual de até R$ 90 milhões), sediadas no País e em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais. Por meio do Portal de Operações do BNDES (www.cartaobndes.gov.br), é possível verificar quais as empresas cadastradas e visualizar seus ‘Catálogos de Produtos’.

Fonte: Valor Agregado