Carreira: autoconhecimento faz a diferença nas entrevistas de emprego

Muitos profissionais são ótimos, competentes, mas não emplacam em entrevistas. Veja dicas de especialista para trabalhar a sua marca pessoal.

A dificuldade em responder a simples pergunta “quem sou eu?” aponta em muitas pessoas a falta de autoconhecimento. E o bloqueio em falar de si, de suas competências e da própria existência traz transtornos até para a carreira, de acordo com o especialista em orientação profissional Maurício Sampaio.

“Hoje, nas entrevistas de emprego, possuir autoconhecimento é igual ou mais valioso do que ter um bom diploma universitário”, diz Sampaio que é educador, palestrante, escritor, coach e fundador do InstitutoMS de Coaching.

Sampaio acredita que a explicação está no fato de, na nossa cultura, não sermos incentivados a essa “exposição”. “Se na escola falamos sobre nós somos mesmos, somos tachados de exibidos. E, na empresa, de metidos.”

O consultor afirma que descobrir o que possuímos de bom e que possa ser valioso para outras pessoas é o caminho para sucesso.

“Quantas pessoas você conhece que são ótimas, competentes, mas não emplacam, não vão para frente? E por que será que alguns se destacam dentre tantos com a mesma formação? Certamente o autoconhecimento é uma das explicações. Mas se autoconhecer não é só dizer que se acha bom nisso ou naquilo, e sim também saber seus limites pessoais.”

A ferramenta SWOT – significado de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) – é muito utilizada por empresas e, de acordo com Sampaio, pode te ajudar na busca pelo autoconhecimento.

Confira as dicas de Maurício Sampaio para fazer essa atividade:

– Pegue uma folha e dobre em quatro partes. Na primeira, escreva “Forças”, e, ao lado, “Fraquezas”. Abaixo de “Forças”, coloque “Oportunidades”, e, na última parte, “Ameaças”.

– Preencha as partes fazendo as seguintes perguntas:

. “Quais são as minhas forças?” (ou seja, o que você faz muito bem?)

. “Quais são as minhas fraquezas?” (aspectos que precisam ser melhorados)

. “Quais são as minhas oportunidades?” (aonde suas forças podem ser úteis)

. “Quais são as ameaças?” (no que você precisa prestar atenção)

“Esse exercício é poderoso e pode ajudar muito as pessoas na construção de seu posicionamento e marca pessoal. Muitas com as quais realizei essa atividade se sentiram mais seguras na hora de uma entrevista de emprego, ao fazer um CV e ao prospectar nas redes sociais, por exemplo”, afirma Sampaio.

Fonte: Redação Computerworld em 10/06/2014