10 megatendências da indústria de TI para 2015

Mais fornecedores de TI irão se dividir.
Boards vão ficar ainda mais paranoicos com segurança.
UX (User Experience) e CX (Customer Experience) se tornarão competências críticas para os CIOs

MICHAEL FRIEDENBERG, CIO/EUA –

05 de janeiro de 2015

“Exercícios de futurologia envolvem sempre saudáveis doses de bom senso, absurdo ilusão”. Assim um artigo da Scientific American, de 2012, resumiu as previsões de Ano Novo. Nosso desejo anual de previsão do futuro remonta aos antigos gregos e seu oráculo de Delfos – então, quem sou eu para discutir com tal venerável tradição?

Aqui está minha contagem regressiva das Top 10 megatendências da nossa indústria para 2015:

10. As empresas de tecnologia continuarão se dividindo, de acordo com áreas de negócio, como fizeram a Symantec, a HP e o eBay. EMC, CA, BMC e Xerox parecem ser as próximas.

9. Boards vão ficar (ainda mais) paranoicos com segurança. Os tremores secundários da violação de dados ainda estão sacudindo os conselhos de administração. Vejo mais CEOs sendo demitidos ao lado de seus CIOs.

8. Novos concorrentes corporativos de TI vão se multiplicar com a economia digital tomando forma. Assim como Amazon.com e Google alavancaram suas proezas de tecnologia para além do espaço do consumidor, o mesmo acontecerá com Netflix, Uber e Facebook.

7. UX se junta à lista de competências essenciais para os CIOs. Melhor experiência do uso no celular, design e engajamento social vão determinar o valor do negócio.

6. Os dados se tornam a nova moeda mundial para líderes da indústria, enquanto a maioria das empresas continua a se afogar em dados, em vez de colher seus benefícios.

5. CDOs agarram os holofotes. Como o foco sobre a dinâmica entre CIOs e CMOs diminuiu, CDOs e diretores de dados vão avançar sobre os domínios dos CIOs.

4. fronteiras geopolíticas vão desacelerar o crescimento da economia digital.  Governos de todo o mundo deverão exercer maior controle e criar regulamentos que colocarão em risco a Web “aberta” e livre.

3. impressão 3D se tornará disruptiva no mundo corporativo. Casas, armas e partes do corpo foram apenas a primeira onda. A indústria de manufatura será a mais afetada.

2. A economia digital irá abalar a economia mundial com modelos de negócio móveis cada vez mais bem sucedidos. Caso em questão: o primeiro-ministro Alexander Stubb,  da Finlândia, acusa o sucesso da Apple (e queda da Nokia) pelos problemas econômicos de seu país.

1. O papel do CIO evolui e cresce em importância. A liderança de TI deverá assumir os desafios das demandas de negócios em torno da digitalização da economia, que passa pela experiência do cliente com a segurança digital.

Feliz Ano Novo!

Fonte: newsletter Computerworld