As sete profissões indispensáveis no futuro

Analistas financeiros e especialistas em energia alternativas são algumas delas

O mercado de trabalho mudou completamente nos últimos anos. Se antes os profissionais construíam uma longa trajetória dentro de uma empresa, hoje a rotatividade é cada vez mais comum. Pesquisas já mostram que até 2025, muitas profissões tradicionais e, mesmo aquelas que estão na moda atualmente, poderão ser feitas por robôs. O futurista Graeme Codrington, durante participação no TomorrowToday Global, afirmou que esse é o caso dos militares. Dentro de pouco tempo, eles serão substituídos por drones e outras máquinas automatizadas. A indústria financeira também sofrerá com a mecanização de tudo e a adoção de algoritmos no lugar de especialistas.

Mas não há motivo para pânico. O site Love Mondays listou as sete profissões que serão indispensáveis no futuro – e não poderão ser feitas por máquinas, por enquanto. Confira:

Especialistas médicos
Uma coisa é sempre certa: pessoas ficarão doentes, precisarão de cuidados e isso só poderá ser feito por outras pessoas. Por isso, médicos, enfermeiros, terapeutas e farmacêuticos serão cada vez mais demandados – em grande parte por causa do aumento da expectativa de vida. Segundo dados do Labor Department, até 2018, cerca de 4 milhões de novos empregos nessa área serão gerados somente nos Estados Unidos. Para atur nessa área, o profissional precisa gostar de trabalhar com pessoas e ter aptidão para ciências e matemática.

Especialista em Tecnologia da Informação
Computadores, smartphones e a internet mudaram a forma de comunicação e farão muito mais no futuro. Por isso, um profissional especializado em TI será cada vez mais necessário. Programadores, especialistas em segurança e administradores estarão na lista das profissões modernas.

Especialista em energia alternativa
Entre a lista de empregos novos que mais crescem, sem dúvida, estão os relacionados à energia alternativa. Energia eólica, à base de hidrogênio, geotérmica e solar criarão dezenas de novas carreiras – desde mecânicos de plantas até cientistas, engenheiros e até profissionais de vendas.

Direito internacional
Como as empresas estão cada vez mais globais, nada mais importante do que contar com profissionais que possuam educação, experiência e habilidades para transitar bem por áreas como direito internacional, códigos de impostos, regulações ambientais e ética. Essa nova profissão requer muita habilidade de comunicação e conhecimento de outras culturas e idiomas.

Criador de conteúdo
O marketing tem se tornado cada vez mais importante nas companhias e, por isso, a demanda por profissionais especializados em produzir conteúdo de qualidade para blogs, newsletters, artigos ou sites será maior. Aqui, o importante é ter boa redação, estar atento aos assuntos da atualidade e ter muita disciplina para cumprir tarefas com prazos determinados.

Especialista em marketing
Os profissionais de marketing estarão em alta no futuro. Afinal, a competição entre as empresas para achar formas de se diferenciar no mercado e produzir novos serviços só tende a crescer. Criatividade, boa comunicação e ótima capacidade de pesquisa são habilidades importantes para esse profissional.

Analista financeiro
Diante da indefinição da economia, é cada vez mais necessário contar com um conselheiro financeiro, tanto para negócios pessoais quanto para os empresariais. Habilidade para lidar com o estresse e conhecimentos matemáticos avançados, além de bom conhecimento do cenário financeiro mundial são habilidades essenciais para essa profissão.

Fonte: Revista Amanhã de 26/06/2015