29 Soluções de Business Intelligence e Analytics disponíveis no Mercado Brasileiro

fonte: post no LinkedIn de Pablo Labbe Ibaceta (*) em 06 de outubro de 2016
(*) Especialista em Business Intelligence – Consultor QlikView e QlikSense

A imagem que abre este artigo mostra como está o panorama global de soluções para Big Data e dentro deles temos as soluções de BI & Analytics. Não cheguei a fazer a contagem mas deve chegar na casa das centenas e segue crescendo a cada dia.

Há 20 anos atrás, dava para contar com os dedos as soluções disponíveis no mercado.

Nos anos  90 conheci umas das primeiras soluções de EIS (Executive Information System) ou sistema de informação para executivos, da América  Latina. Se chamava Vision Milenium.

Era um produto desenvolvido no Chile, país em que não existia a reserva de mercado, de forma que o desenvolvimento de software por lá era bem mais avançado que no Brasil naquele período.

Quando o produto chegou no Brasil em meados de 1995 não havia produto nacional equivalente. Todas as alternativas eram de origem americana e com alto custo. Havia o DSS (atual microstrategy), Comshare Commander EIS, Pilot EIS, Forest and Trees EIS. Elas eram baseadas em windows 3.0 ou ms-dos ou até mesmo Unix.

A primeira versão do Vision Milenium era baseada em MS-DOS, com interface gráfica rodando em monitores VGA de 256 cores.

Com a popularização do windows surgiram novos produtos que rodavam em arquitetura Client-Server, e neste cenário começaram a despontar produtos como a Suite Cognos (Canadá), Business Objects (França), Crystal Reports.

Final dos 90 surgiram os primeiros produtos de fabricação nacional:SADIG desenvolvido aqui no Rio Grande do Sul e Execplan Fast BI desenvolvido em São Paulo. Ambas soluções seguem no mercado até hoje.

Passando rapidamente 15 anos a frente, tivemos produtos que sairam do mercado (o Vision Millenium é um deles além de commander, forest and trees , pilot), algumas aquisições (cognos pela IBM, BO e Excelsius pela SAP) e novos produtos. Novos produtos foram surgindo impulsionados pelas aumento da adoção de plataformas em nuvem e self-service BI tanto no mercado internacional e principalmente no mercado nacional.

Bom chega de história e vamos a lista.

Ela não é completa. Está baseada no meu conhecimento do mercado Brasileiro.  Algumas são de nicho com foco em resolver problemas específicos do mercado em que se propôe a atuar. Algumas atuam regionalmente. Algumas são focadas em pequenas e medias empresas, outras em usuários individuais e pequenos grupos. E por fim temos os grandes fornecedores que querem dominar o mundo corporativo com as suas soluções.

A lista está classificada pelo nome do fornecedor.  Em negrito os produtos desenvolvidos no Brasil.

  1. Atom Sail: Atom BI
  2. Birst BI
  3. Cliqueperformance
  4. Cortex Intelligence
  5. Disruptiva Franchise (BI para franquias)
  6. Elastic
  7. Execplan
  8. Information Builders : WebFocus
  9. Neoway Soluções Big Data
  10. GoodData
  11. Hitachi: Pentaho Suite
  12. IBM : Watson Analytics, Cognos Analytics
  13. Microsoft : PowerBI, Sql Server Report Services
  14. Microstrategy
  15. Oracle : OBIEE (Oracle Business Intelligence)
  16. Pentaho Community (Open Source)
  17. Spago BI (Open Source)
  18. Qlik : Qlikview, Qlik Sense, QlikCloud, NPrinting
  19. SADIG : Sadig,  TaticView
  20. SAS : Visual Analytics
  21. SAP : Cloud Analytics, Business Objects, Lumira, Crystal Reports
  22. Soft Expert : SE Analytics
  23. SOL7 : BIMachine
  24. Splunk : Operational Intelligence
  25. Targit BI
  26. Tibco : SpotFire, Jaspersoft
  27. Tableau
  28. UPQuery BI
  29. Yellowfin BI

Se alguma solução que você conhece ficou de fora, coloque nos comentários e assim eu atualiza lista.

Um abraço !