Apenas 48% das empresas alcançam metade do potencial de Inteligência de Negócios

Fonte: TI Inside on-line – 01/11/2017, às 15:53

A Zebra Technologies Corporation divulgou nesta quarta-feira, 1º, os resultados de seu “Índice de Inteligência de Negócios”, pesquisa global que analisa em que ponto estão as empresas no caminho de se tornar uma “empresa inteligente”, além da maneira como elas estão conectando os mundos físicos e digitais para melhorar a visibilidade, a eficiência e o crescimento. Ele revela que 48% das empresas estão no processo para se tornar inteligentes, ficando entre 50-75 pontos do índice total, enquanto apenas 5% delas superam 75 pontos.

O Índice de Inteligência de Negócios mede se as empresas atendem aos critérios que atualmente definem uma empresa inteligente. Estes incluem a visão da Internet das Coisas (IoT), seu plano de adoção e o compromisso comercial para desenvolver ROI para IoT. Os critérios foram determinados por gerentes, especialistas da indústria e reformadores de diferentes setores no Simpósio de Inovação Estratégica de 2016: The Intelligent Enterprise, organizado pela Zebra no ano passado em colaboração com o Centro de Tecnologia e Empreendedorismo em Harvard (TECH).

O marco de uma empresa inteligente é composto por soluções tecnológicas que integram computação em nuvem, mobilidade e Internet das Coisas (IoT), para detectar automaticamente informações sobre os ativos do negócio. Os dados operacionais desses ativos, incluindo status, localização, uso ou preferências, são “analisados” para fornecer informações que cheguem à pessoa certa no momento certo e que os usuários podem “agir” tomando decisões mais oportunas em qualquer momento e lugar.

“Uma “empresa inteligente” é aquela que aproveita os laços entre o mundo físico e o mundo digital para melhorar a visibilidade e mobilizar insights que criem melhores experiências de clientes, gerem eficiências operacionais e / ou permitam novos modelos de negócios. Muitas delas ainda estão formando suas estratégias de IoT, mas estamos vendo segmentos que identificaram casos de uso específicos e estão implementando soluções com força”, explica Tom Bianculli, Chief Technology Officer da  Zebra.

Principais resultados do estudo:

  • A visão da IoT é forte e o investimento aumentará. 42% das empresas gastam mais de US $ 1 milhão em IoT anualmente, com uma média de 3,1 milhões por ano, e 75% esperam que esse valor aumente nos próximos anos. Na verdade, 42% esperam que seu investimento na IoT aumente entre 11% e 20%. Como destaque, 57% têm uma visão IoT ou estão realizando seus planos. Embora apenas 36% o tenham implementado em toda a empresa, espera-se que 62% o façam no futuro.
  • A experiência do cliente está direcionando o IoT. 70% das empresas dizem que o principal motivador do seu investimento na IoT é melhorar a experiência do cliente. No futuro, espera-se que o crescimento das rendas (53%) e a expansão para novos mercados (51%) sejam os principais impulsionadores.
  • O compromisso empresarial é o mais importante, mas é preciso prestar mais atenção à cultura.77% das empresas têm um método para medir o retorno sobre o investimento do seu plano de IoT e 71% têm um plano IoT que aborda as mudanças culturais e de processos necessárias para a implementação.
  • Muitas empresas não possuem um plano de adoção.Mais de 50% das empresas esperam que sua solução IoT seja adotada, mas eles não têm um plano para lidar com a resistência. Somente os 21% que esperam resistência têm um plano para abordá-la.
  • As empresas mantêm os funcionários informados, mas há espaço para mais.Aproximadamente 70% das empresas compartilham informações sobre suas soluções IoT com seus funcionários, mais de uma vez por dia. Destes, mais de dois terços compartilham a informação em tempo real ou quase em tempo real. No entanto, apenas 32% fornecem informações processáveis para todos os funcionários e as informações são enviadas por email (69%) ou como dados brutos (62%).

Metodologia

A pesquisa on-line foi realizada de 3 a 23 de agosto de 2017 em uma ampla gama de segmentos, incluindo saúde, manufatura, varejo e transporte e logística.  No total, foram entrevistados 908 decisores de IT de nove países, incluindo EE. Reino Unido / Grã-Bretanha, França, Alemanha, México, Brasil, China, Índia e Austrália / Nova Zelândia.

Onze métricas foram usadas para entender o estágio em que as empresas estão no caminho para se tornar uma Empresa Inteligente, incluindo: visão, compromisso, parceiros de tecnologia, plano de adoção, plano de gerenciamento de mudanças, aplicação e pontos de uso, segurança e padrões, plano de ciclo de vida, arquitetura / infraestrutura, plano de dados e análise inteligente.