Moacir Pogorelsky, em entrevista para à Revista BPM Brasil

Especialista em Business Intelligence (BI) e Corporate Performance Management (CPM), a Sadig mantém seu foco nas pequenas e médias empresas para crescer acima da média do mercado de BI em 2013. Enquanto o Gartner estima incremento na ordem de 7% em 2013, índice considerado contido, principalmente em razão das condições macroeconômicas, a Sadig prevê alcançar taxa de crescimento médio de 10%, considerando o Brasil e Índia, mercados em que atua.

Nesta entrevista à revista BPM Brasil, o presidente da Sadig, Moacir Pogorelsky, avalia o cenário atual, explica e diferencia os conceitos de analytics, big data e BI e projeta o futuro da empresa, que tem sede em Montenegro (RS) e filiais em Porto Alegre, São Bernardo do Campo (SP) e Hyderabad, na Índia, atendendo cerca de 700 organizações.

BPM Brasil – Considerando sua experiência e vivência de mercado, como avalias o nível de conhecimento do mercado sobre o BI?

Moacir Pogorelsky – Nas empresas maiores, o BI é conhecido e bastante utilizado. Já no SMB (Small and Mediun Business), mercado alvo da Sadig, é comum encontrarmos profissionais que ainda não conhecem a sigla “BI” ou a conhecem mas não dominam o conceito nem os benefícios que esse tipo de solução pode trazer aos seus negócios

BPM Brasil – A confusão entre os termos analytics, big data e BI tem causado impacto negativo ao mercado? Podes diferenciá-los?

Moacir Pogorelsky – Sim, impacta negativamente. Como é natural que as pessoas tenham medo do desconhecido e como essas pessoas, num quadro de recursos humanos escassos, não têm tempo qualificado para um aprofundamento específico, elas acabam dando prioridade para os “incêndios do dia” e postergando novos projetos.

O BI (Business Intelligence) é o conceito mais amplo, que envolve os demais conceitos (Performance, Analytics, Big Data etc.). O BI é o conjunto de ferramentas (hardware e software) e processos (de implantação e operação) que permitem capturar, relacionar e analisar dados, potencialmente relevantes para o negócio e gerar informações que permitam aos gestores, de todos os níveis organizacionais, tomarem decisões mais rápidas e mais precisas.

Cabe salientar que big data não é software nem tecnologia. Big data é um apelido dado pelo mercado para representar a infinidade de dados que estão disponíveis para a análise das organizações. Estamos nos referindo não só aos dados estruturados, provenientes de sistemas também estruturados (ERPs), mas agora também de outras fontes não estruturadas, entre elas, Tweeter, Facebook, Linkedin, SMS, áudios, vídeos, os quais crescem em velocidade e volume exponenciais.

Analytics são ferramentas de software que têm a capacidade de analisar grandes volumes de dados (estruturados ou não) e que ajudam as organizações a extrair informações capazes de agregar valor aos seus negócios tornando-os mais rentáveis e eficientes. Como exemplo de contribuição podemos citar: Quais produtos que eu vendo são rentáveis? Qual o canal de venda me gera melhores resultados? Quais os meus clientes mais importantes tanto por rentabilidade quanto por volume? Quais os meus processos produtivos que correm mais riscos de parar? Considerando o perfil de consumo dos clientes, que outros produtos ele pode ter interesse?

BPM Brasil – O Gartner indica que o mercado mundial de BI deve manter média de crescimento semelhante à de 2012, de 7%. Como o senhor analisa essa perspectiva?

Moacir Pogorelsky – A estimativa está um pouco inferior à nossa expectativa. A Sadig trabalha com um índice de crescimento médio em 2013 de 10%, considerando o Brasil e a Índia, mercados ela atua.

BPM Brasil – Como este cenário de redução do crescimento econômico e desaceleração nos investimentos impacta os negócios da Sadig e de seus clientes?

Moacir Pogorelsky – O desaquecimento da economia reflete diretamente nos investimentos, que são desacelerados ou suspensos e, algumas vezes, também gera cortes de custos que não afetem a operação da empresa no curto prazo. O BI é uma ferramenta indispensável para as boas práticas decisórias das organizações, mas por não ser uma solução de missão crítica, projetos de BI podem ser impactados em períodos de desaceleração econômica.

BPM Brasil – Onde estão as maiores oportunidades de mercado para fornecedores de BI?

Moacir Pogorelsky – A Sadig possui vários produtos de software (Analysis, Performance, Dashboards, Mobile e ETL) e, atualmente, a combinação do Dashboards com o Analysis é a mais procurada pelo mercado.

Fonte: Revista BPM Brasil