Presidente do TSE diz que uso da biometria nas eleições foi um sucesso

Taxa de não reconhecimento (7% do total de 1,2 milhão de eleitores em 60 cidades) foi considerada baixa.

Ao fazer o balanço das eleições, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, considerou o uso das urnas biométricas um sucesso. Segundo dados do tribunal, 93% dos 1,2 milhão de eleitores, dos 60 municípios que participaram o teste, foram identificados. Embora nem sempre na primeira tentativa.

Em alguns municípios, como Búzios, no Rio de Janeiro, e em Eusébio, no Ceará, foram registrados atrasos consideráveis. Búzios foi o último município do Rio a encerrar a votação. Segundo a Justiça Eleitoral, Búzios reúne muitos eleitores que exercem atividades manuais, como pescadores, marceneiros, pedreiros e artesãos, que por conta dessas atividades possuem impressões digitais fracas, que demoram mais para serem identificadas pelo sistema.

No restante do país, a maior parte das ocorrências de dificuldade para realizar a identificação foi com eleitores idosos por causa das digitais que já estão desgastadas. A taxa de não reconhecimento é considerada baixa em todos os municípios.

O município com maior número de identificações na primeira tentativa foi Piripiri, no Piauí, com 96,43% de reconhecimento.

Aqueles que não foram identificados pela impressão digital não deixaram de votar. Eles foram identificados pelo método convencional, por meio do documento de identidade com foto apresentado ao mesário.

A identificação de todos os eleitores brasileiros deverá ser feita pela impressão digital nas eleições de 2018, quando o país deverá ter 155 milhões de pessoas aptas a votar, de acordo com informação do presidente TSE. Ricardo Lewandowski fez um balanço das eleições de 2010 durante encontro na manhã de hoje (4/10), no auditório do Palácio Itamaraty, com a missão de observadores internacionais que veio ao país para conhecer o processo eleitoral brasileiro.

Por Redação do IDG Now!Publicada em 04 de outubro de 2010 às 12h43Atualizada em 04 de outubro de 2010 às 14h50