Uma das mais tradicionais instituições de assistência à saúde do país, o Hospital Samaritano, vem obtendo sucesso na negociação de novos modelos de remuneração dos hospitais, após a implantação do Sadig Análises, solução de BI que integra dados, auxiliando na gestão efetiva dos negócios da Entidade.
O Hospital Samaritano necessitava de uma solução que fornecesse informações concretas sobre o desempenho da Instituição por porta de entrada (prontos-socorros, pacientes internados e pacientes externos), assim como iniciar a análise histórica de vários procedimentos cirúrgicos realizados para a formatação de pacotes (preços fixos), porém, na época, nenhum dos softwares disponíveis eram capazes de fornecer estes dados sem a criação de planilhas em Excel.
Sabendo dessa necessidade, a Infoessência Serviços de Informática apresentou a solução Sadig Análises, fazendo um protótipo do primeiro cubo utilizado no hospital. A partir da visualização das informações obtidas pelo cruzamento de dados, foi possível observar os benefícios da solução para a área financeira e também para outros departamentos do hospital e assim, o Sadig Análises foi implantado.
Atualmente, o Samaritano conta com 5 licenças com acessos simultâneos, tendo 18 usuários que utilizam a solução para atender as demandas dos departamentos Financeiro, Comercial, SAME, Relacionamento com o Cliente, Custos, Contábil e, em breve, o setor de Compras, quando o número de usuários deverá passar para 22 pessoas.
Segundo Sérgio Lopez Bento, Superintendente Geral de Operações do Hospital Samaritano, antes da implantação da solução a área de Controladoria não conseguia analisar os resultados por porta de entrada, por convênio ou por especialidade médica/procedimento.Atualmente, essas informações são disponibilizadas pelo BI, originadas de compilações de diversos relatórios.
Outros benefícios que a ferramenta trouxe para o Samaritano são: facilidade na análise de dados; padronização da interface para análise das informações; único repositório de dados gerenciais, que integra sistemas transacionais diferentes. A ferramenta também consegue avaliar os custos envolvidos em cada procedimento dentro do hospital, permitindo diferentes tipos de análises para atender a demanda das operadoras de planos de saúde, de mudança dos modelos de remuneração dos hospitais.
O segmento de Planos de Saúde começou a sofrer mudanças nos modelos de remuneração, com a tendência da substituição da cobrança por conta aberta (fee for service tradicional) por preço fixo (pacotes e diárias globais). Foi o Sadig Análises que possibilitou ao Hospital analisar a viabilidade do valor proposto pela operadora, ou seja, avaliar se o valor a ser recebido pelos serviços cobriria os custos.
A partir dos resultados dessa análise, o Samaritano tornou-se o primeiro hospital, do seu porte, a concretizar essa mudança dos Planos de Saúde, tudo isso devido ao suporte do Sadig Analises. Por causa da grande aceitação dessa ferramenta, cada vez mais os departamentos da Entidade aderem à sua utilização, finaliza Sérgio Lopez Bento.