Internauta gerencia mais sua exposição online, aponta pesquisa

Levantamento do Pew Internet revela que gestão da reputação tornou-se uma habilidade importante, mas preocupação com exposição pessoal vem caindo.

O gerenciamento de reputação online tem-se tornado uma habilidade importante para a geração de novos internautas. Ao mesmo tempo, a preocupação com essa exposição pessoal na web vem caindo, revela pesquisa divulgada pela Pew Internet & American Life Project na quarta-feira (26/5).

O estudo, intitulado “Reputation Management and Social Media”, revela tendências que apontam para o crescimento de atividades relacionadas com o gerenciamento de reputação.

Segundo a pesquisa, 57% dos usuários adultos de internet usam sites de busca para encontrar informações sobre si mesmos online, 10 pontos porcentuais a mais do que em 2006. Monitorar os rastros digitais de outras pessoas também é uma atividade mais comum: 46% desses usuários já pesquisaram na web sobre contatos do passado. Em 2006, esse porcentual era de 36%.

Além disso, as atividades ligadas à manutenção de identidades online cresceram na medida em que as pessoas publicam mais informações em perfis e outros espaços virtuais: 46% dos adultos online criaram seu próprio perfil em sites de rede social – em 2006, eles somavam 20%.

Autocontrole
Nas buscas por si mesmos na web, os internautas que mais se destacam são os jovens adultos (entre 18 e 29 anos): 65% deles realizaram pesquisas desse tipo em 2009. Dos usuários entre 30 e 49 anos, 61% já fizeram tal pesquisa. A faixa menos propensa a escrever seu nome na caixa do Google é a que tem 65 anos ou mais (45%).

A pesquisa da Pew revela ainda que os usuários entre 18 e 29 anos são os que mais tomam medidas para limitar a quantidade de informações pessoais disponíveis online: 44% disseram tomar essa providência, ante 33% dos usuários entre 30 e 49 anos, 25% entre 50 e 64 anos e apenas 20% entre usuários com 65 anos ou mais.

 Matéria completa: Clique Aqui