Vídeos on-line sobre TI corporativa ganham popularidade

Estudo da IDC realizado na América Latina revela ser uma tendência crescente na região e que pode fortalecer B2B

A IDC América Latina analisou em recente estudo o comportamento de compra dos usuários de TI na América Latina e suas preferências online. A consultoria perguntou se eles acessam vídeos de tecnologia na internet, relacionados às suas profissões: 74,7% responderam que sim, indicando que essa  tendência cresceu4,7%, quando comparado com os números do ano passado, em que aproximadamente 70% afirmaram o mesmo.

De acordo com Luciana Sario, gerente de marketing da IDC América Latina, os resultados evidenciam que o mundo pode se beneficiar de vídeos online para B2B. Segundo o mais recente levantamento, a Venezuela está no topo da lista de países em que os entrevistados afirmaram assistir a vídeos online relacionados à sua área de atuação: 80% dos respondentes confirmaram ter esse hábito.

Colômbia, Brasil e México são os próximos do ranking, respectivamente com mais de 77%, 76% e 74% dos consultados que disseram fazer o mesmo. Nas últimas posições, estão o Chile (com 72%) e a Argentina (com 67%). Deve-se notar que, embora os percentuais variem entre os países, prevalece em todos eles que a maioria dos pesquisados afirmou ter esse comportamento.

Para Luciana, existem vários benefícios para que o vídeo online aproxime os usuários do mundo B2B, em particular produtos e serviços de TI, já que esses são mais complexos do que outros e requerem mais explicações. “Em vez de o usuário precisar ler várias páginas de texto para obter a mensagem sobre um produto, o vídeo fornece informações e explica de forma rápida e clara o assunto em questão”, pondera a gerente de Marketing da IDC América Latina.

Estudos recentes têm mostrado que usuários de TI reenviam esses vídeos aos colegas para compartilhar a mensagem, o que ajuda a aumentar a vitalidade da informação de forma significativa. “Fazer e distribuir um bom vídeo B2B online leva tempo, mas eles são uma excelente ferramenta para alcançar e conquistar novos clientes. Não é um processo rápido, resolvido com a edição de filmagens e posterior publicação nas redes sociais. Há vários pontos a considerar que vão desde um plano de produção bom, um roteiro excelente, um bom orador, animações multimídia e mensuração posterior, entre outros”, diz Luciana Sario.

Fonte: Computerworld