SMS encontra crianças perdidas

A gaúcha Zenvia, especializada em serviços de mensageria via SMS, desenvolveu em parceria com a ONG Anjos sem Fronteiras uma aplicação para o envio de SMS para pais que perderam seus filhos nas praias do litoral paulista.

Segundo dados do corpo de bombeiros, só no auge deste verão, de 21 de dezembro a 10 de janeiro, o litoral paulista somou 323 casos de crianças perdidas – um acréscimo de de 41% em relação à temporada de 2012.

Com o uso da tecnologia da Zenvia, pulseiras de silicone à prova d’água, dotadas de localizadores, foram colocadas nas crianças. O serviço custa R$ 6 para os pais.

Cada pulseira contém um código numérico em baixo relevo, que pode ser usada por até dois anos, e funciona como um cadastro no sistema com os dados da criança, celular e e-mail dos pais e de outros familiares.

O sistema permite o cadastrar do nome e do telefone de quem encontrou a criança e informar um ponto de referência para o encontro. Um geolocalizador também avisará aos pais de onde o código foi acionado.

Através da novidade, em menos de um mês 32 crianças foram encontradas na na praia da Enseada, no Guarujá. O SMS também pode ser usado para a localização de adultos, animais, objetos além de emergências nas praias do litoral paulista.

No entanto, segundo destaca o coordenador da ONG Anjos Sem Fronteiras, Rui Silva, a meta é usar a tecnologia para evitar e solucionar cerca de 200 crianças este ano, não apenas no litoral. A pulseira pode ser adquirida também no site da ONG.

“A ideia é instituir uma nova forma de identificação, sem correr o risco de expor dados da criança e da família”, completou Silva.

Empresa criada em julho deste ano a partir da fusão das gaúchas Comunika e Human Mobile, a Zenvia é especializada em soluções corporativas para envio de SMS. Na carteira, a empresa conta com aproximadamente 4,5 mil empresas de pequenos, médios e grandes portes de diversos segmentos.

Fonte: Baguete / Leandro Souza  / segunda, 10/02/2014 17:52