Business Intelligence é importante para os negócios, dizem varejistas
A maioria dos varejistas (que também atua no e-commerce) acredita que o Business Intelligence (BI) é muito (62%) ou um pouco (32%) relevante para obter dados sobre o desempenho da companhia que os ajude no controle de processos internos e que possam ser utilizados para comparar a performance atual com os objetivos definidos no plano de marketing, de acordo com um relatório apresentado em novembro de 2011 pela RSR Research. Dados do estudo “The Intelligent Retailer’s World of Insight” também mostram que a maioria (57%) considera o BI como uma ferramenta muito relevante para entender o comportamento do consumidor e executar os planos internos em prol da construção de uma relação de lealdade com seus clientes. Embora uma menor proporção (36%) acredite que o Business Intelligence seja muito relevante para ajudá-los nas diversas etapas do planejamento de marketing (produto preço, praça e promoção), mais da metade acredita que ele seja relevante.
Os “Retail winners”, varejistas que cresceram mais de 2%, parecem ter um foco um pouco diferente. Por exemplo, 40% acreditam ser muito relevante ter um panorama do negócio, contra 15% do restante dos entrevistados. De acordo com outro estudo divulgado em novembro pelo e-tailing group (clique aqui para ler), apenas 28% dos comerciantes afirmam receber um documento que mostre uma visão geral do envolvimento de seus clientes com seus negócios, enquanto apenas 4% concordam fortemente com esta afirmação.
Empresas com estratégias amplas de BI não são comuns
Embora a maioria das companhias reconheça a importância de se ter uma estratégia bem elaborada de Business Intelligence para entregar dados estruturados entre os diferentes canais, departamentos e cargos dentro da empresa, menos da metade o faz na prática, enquanto 20% nem ao menos as coloca em suas listas de prioridades. Ainda assim, 35% estão trabalhando para pô-las em prática, o que significa que estão a caminho de um uso generalizado.
Velocidade é o principal desafio a criar interesse
Quando solicitados a identificarem os três principais desafios apresentados pelos seus negócios que os despertem o interesse em utilizar o BI quase que em tempo real, os dois mais citados são relacionados à velocidade, com mais da metade dos entrevistados lembrando a falta de habilidade em gerar informações em tempo hábil, enquanto menos da metade afirmam obter estas informações rapidamente, mas não são capazes de apresentar uma rápida capacidade de resposta a partir daquilo que recebem.
O estudo também mostra que os “Retail winners” são menos propensos (28%) que os demais entrevistados (60%) a afirmarem que são incapazes de identificar seus melhores consumidores para oferecer-lhes incentivos especiais enquanto compram.
Faltam dados centrados nos clientes
Enquanto a maioria (75%) das empresas afirma que a entrega de informações sobre as vendas quase em tempo real podem ajudá-los na busca de um maior envolvimento por parte dos clientes, apenas 39% ofertam promoções adequadas nesta base de tempo, enquanto 33% respondem a reclamações de clientes com esta velocidade.
Outros resultados
A grande taxa de retenção dos clientes é a principal oportunidade gerada pelo Business Intelligence em tempo real apontada pelos entrevistados.
Mais da metade das empresas afirmam que lojas em estabelecimentos físicos podem gerar os maiores benefícios com a prática do BI em tempo real, seguidos pelos canais de e-commerce (14%) e m-commerce (10%).
A maioria (90%) acredita que o Business Intelligence aplicado ao Facebook pode gerar resultados satisfatórios, embora apenas 69% relatam ter conseguido isso com o site de rede social.
Fonte: E-Commerce News