Que benefícios atraem jovens talentos para carreira em empresas de TI?

Pesquisa mostra que trainees do setor de tecnologia da informação valorizam prioritariamente plano de carreira

Plano de carreira. Esse foi o motivo apontado por 64% dos jovens que escolheram buscar programas de trainee em empresas de tecnologia da informação. Em seguida, pesaram na decisão critérios como o próprio segmento (55%) e a identificação com a causa do negócio (45%).

Esse cenário foi traçado na terceira edição da pesquisa Trainee do Futuro. Divulgada na quarta-feira (15/04), o levantamento ouviu 591 trainees de 21 a 30 anos, de 21 estados e contratados por 66 empresas de diversos setores.

Kleber Piedade, diretor da consultoria responsável pela pesquisa, enfatiza que, apesar de ser um segmento dinâmico, os jovens enxergam nas empresas de TI a possibilidade de fazer carreira e uma maneira de evoluírem de maneira acelerada.

De maneira geral, as empresas estruturaram seus programas para permitir que os trainees desenvolvam suas habilidades, tenham a movimentação acelerada que desejam e se preparem para serem os futuros líderes da organização.

Quando questionados sobre os motivos para iniciar sua carreira nesse tipo de programa, os jovens profissionais apontam temas como desenvolvimento acelerado (68%), job rotation (41%), posição de destaque (40%), visão generalista (38%) e contato com a liderança (32%).

Dentre as experiências previas mais relevantes para escolha de jovens destacam-se a experiência em outras empresas (50%) e a realização de intercambio (21%). Principais cargos ocupados pelso profissionais ao final dos programas dos candidatos foram os de coordenador júnior, analista sêncio e gerente júnior. Dos que passaram pelo processo, 37% querem ficar mais de 10 anos nas empresas e 51% pretende permanecer entre três e dez anos.

Fonte: Redação Computerworld em 15/abril/2015