IDC Brasil prevê crescimento de 15% para setor de TI em 2010

O País passa a responder por 2,1% dos gastos globais com tecnologia da informação e ocupa a nona posição entre os mercados que mais investem no segmento.

A consultoria IDC aumentou as previsões para o mercado brasileiro de TI em 2010. De acordo com um recente relatório emitido pela consultoria, o setor deve acompanhar um incremento de 15% neste ano, se comparado a 2009, quando o segmento movimentou cerca de 28,1 bilhões de dólares. 

Os números ficam bem acima das projeções anunciadas pela própria IDC no final de 2009, quando a consultoria esperava um acréscimo de 8,1% nos números do mercado de TI no País neste ano.

Pelas novas projeções da IDC, o Brasil passa a responder por 2,1% dos gastos globais com TI e ocupa a nona posição na lista dos dez países que mais investem em tecnologia da informação, ocupando a nona posição. 

Para os próximos anos, o estudo prevê que o País tem potencial para movimentar 18 bilhões de dólares em novas receitas provenientes de TI, até 2014. Um acréscimo que, no segmento corporativo, virá principalmente da oferta de serviços relacionados a cloud computing (computação em nuvem). Enquanto que, no mercado de consumo, os PCs e os smartphones serão os grandes responsáveis por alavancar o crescimento do setor.

Segundo a IDC, dos 18 bilhões de dólares em novas receitas, 5 bilhões virão do mercado de PCs e 4 bilhões das vendas de smartphones.

Por Redação da Computerworld