O CIO do futuro: maestro, e não um mestre

O ritmo de mudanças na indústria de tecnologia da informação está mais rápido do que nunca e sua aceleração se mantêm constante. Estamos agora passando por uma das transformações mais significativas da tecnologia empresarial, movida principalmente pela computação em nuvem. Essa nova realidade está excluindo dos CIOs seu tradicional poder de tomada de decisão, uma vez que a nuvem retira da empresa grande parte do processamento e trabalhos de TI de uma empresa. CIOs que abraçam essas novas tecnologias devem almejar tornarem-se conselheiros e mudar todo o papel da tecnologia da informação em suas empresas.

Maestro, ao invés de um mestre

Orçamentos cada vez menores para a área de TI e serviços inovadores de nuvem tornaram possível o financiamento de projetos de cloud computing pelas próprias empresas. Contudo, sem o envolvimento inicial do setor de TI nesses investimentos, esses mesmos serviços não serão facilmente escalonáveis. CIOs devem se envolver o quanto antes nesses projetos para se tornarem os especialistas locais sobre o tema. Com isso o executivo será o orientador de diferentes unidades de negócios, e terá autoridade para influenciar o design de todos os serviços hospedados na nuvem, garantindo que eles interajam entre si e com os sistemas legados. CIOs devem possuir credibilidade para implementar controles distribuídos, orquestrar uma variedade de serviços e manter um panorama coeso do que está acontecendo com todo o negócio. Essa tendência já foi destacada em um artigo de Daryl Plummer, Chief of Cloud Research da Gartner.

Foco nos resultados dos negócios

O novo CIO deve reconhecer que o valor do negócio está em controlar os resultados sem se preocupar com quem os alcança. As medidas tradicionais de sucesso, como a redução de empregados para realizar um serviço ou de custos fixos, não são mais vistos pelos negócios como um grande acréscimo de valor. CIOs que desejam causar um grande impacto em suas empresas são aqueles que podem dirigir discussões sobre transformações de processos de negócios e orquestrar um sistemas de TI que pode acompanhar a velocidade de mudanças em seus negócios. Em uma organização tradicional de TI, todos os esforços de tecnologia da informação estão focados no planejamento de capacidade para lidar com os aplicativos e com pouco tempo para se pensar sobre os resultados do negócio. Ao usar uma solução de computação em nuvem para liberar suas equipes do eterno esforço de manter tudo funcionando, o CIO transformará o setor de TI da empresa, que deixará de ser um custo para a empresa, em especialistas de processos de negócios capazes de oferecer resultados e ganhos maiores para a empresa.

Sirva os clientes internos e externos

Verdadeiros resultados de negócios acontecem quando os CIOs preparam suas equipes para se comunicar e atender a todos os usuários, o que inclui os usuários internos das unidades de negócios das empresas e também os usuários finais. Fazer isso envolve agregar múltiplos aplicativos internos (de vendas, suporte, serviços etc.) e também externos (Twitter, LinkedIn, Facebook, Google+ etc.) e criar soluções que tragam a informação certa para o usuário no momento certo. A mudança está no pensamento, ir além da pessoa que usará a solução dentro da empresa e considerar o usuário final que está sendo atendido. O CIO do futuro divide sua atenção igualmente entre os clientes da empresa e os usuários internos, decidindo como interagir da melhor forma com esses dois perfis através da tecnologia.

Expandindo sua equipe com crowdsourcing

A nuvem mudou a forma como serviços de tecnologia da informações são entregues para as empresas. Agora qualquer empresa com um navegador e conexão na internet pode acessar poder de computação, armazenamento e os aplicativos que precisar. Contudo, quando se considera o desenvolvimento para empresas, mesmo o desenvolvimento para nuvens, as empresas ainda estão usando modelos tradicionais de recursos. A padronização e APIs públicas que as plataformas em nuvem fornecem tornam possível uma forma diferente de trabalho. Como estão todos trabalhando com as mesmas APIs nas mesmas plataformas, é possível que qualquer um crie um aplicativo e o envie para uma reserva global de desenvolvedores para atender à demandas de terceiros. Comunidades de desenvolvedores permitem que os CIOs reajam rapidamente às mudanças no negócio e testar novas ideias sem precisar construir uma equipe para cada necessidade em potencial.

Finalmente, o CIO do futuro tem sua mente voltada para usuários, clientes e resultados do negócio, ao invés de ficar preso no antigo modelo de manter todas as coisas funcionando. Um promotor de mudanças, ao invés de um mantenedor do status quo. Isso é o que departamentos de TI sempre aspiraram a ser, mas agora, tecnologia e comunidade estão unidas para permitir isso.

Fonte: Linux Magazine