Tecnologia da informação ganha impulso com Copa 2014

Desenvolvimento de softwares, projetos e assistência técnica, manutenção e suporte. Essas são algumas das 105 oportunidades que podem ser aproveitadas pelas pequenas empresas do setor da tecnologia da informação (TI) nos períodos pré e durante Copa do Mundo de 2014. As empresas que em decorrência da competição se tornarem mais competitivas também terão oportunidades a longo prazo.

Essas informações constam no ‘Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede’, encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tecnologia da Informação é um dos nove setores da economia em que o Sebrae trabalha para identificar possibilidades de negócios e capacitar pequenas empresas.

O avanço das tecnologias digitais, de mobilidade, de conectividade, de interatividade, de convergência e das redes sociais irá proporcionar oportunidades nas 12 cidades-sede. No mapeamento, está identificado o conjunto das principais atividades da cadeia de tecnologia da informação, sendo 105 atividades apontadas como potencial atuação das pequenas empresas.

“A Copa e seus investimentos vão permitir a criação de novos produtos e serviços e a melhora na qualidade dos que já existem. Tornar as pequenas empresas mais competitivas e inovadoras é o grande desafio do Sebrae. O evento esportivo inaugura essa jogada”, destaca Vinicius Lages, gerente de Serviços da instituição.

Oportunidades

Para mapear as oportunidades foram considerados diferentes tipos de demandas do setor para a Copa do Mundo de 2014. Essas demandas podem surgir do poder público, em obras como estruturação de estádios e centros de mídia. Também tendem a vir da iniciativa privada, pelas necessidades das empresas e consumidores finais por soluções de tecnologia da informação, como transmissão de dados e desenvolvimento de softwares e serviços.

Em software, o mapeamento identificou oportunidades decorrentes dos investimentos de adequação do evento e de setores relacionados indiretamente à competição futebolística, como hotéis, bares, restaurantes, turismo e saúde. Essas oportunidades encontram-se, principalmente, nas áreas de desenvolvimento de software. Da mesma forma, as oportunidades surgem para pequenas empresas que já possuem pacotes prontos e customizáveis para as atividades mais usuais, como soluções de gestão hoteleira e de saúde.

As áreas de assistência técnica, manutenção e suporte correspondem a um bom campo de atuação para as pequenas empresas. No entanto, exigirão maior aperfeiçoamento técnico de profissionais para potencializar sua atuação nessas atividades. O mapeamento demonstra que investir na qualidade dos serviços de assistência técnica e manutenção na área de TI pode fazer a diferença e aumentar as chances de aproveitamento de oportunidades. O nível de satisfação dos clientes com esses serviços ainda é muito baixo.

Regras do jogo

Para potencializar todas as oportunidades, as pequenas empresas precisam investir em conhecimento específico e atender a requisitos eliminatórios e classificatórios apontados pelo mapeamento. Os requisitos eliminatórios são aqueles, geralmente, de caráter obrigatório, como certidões negativas de débitos tributários federais, estaduais e municipais, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal e alvará de funcionamento.

Os classificatórios são os que agregam valor à empresa. São de três tipos: documentação específica, gestão e sustentabilidade. Na documentação específica, destacam-se a Certificação Empresarial para Gerenciamento de Serviços de TI (ISO 20.000) e a Certificação de Melhores Práticas para Desenvolvimento e Manutenção de Produtos (CMMI, MPS-BR). Nos requisitos de gestão, está o histórico de serviços prestados e treinamento de clientes para operação dos equipamentos. Nos de sustentabilidade, destacam-se a administração e utilização da TI verde e Certificação SA8000.

O mapeamento também identificou os setores em que atualmente as pequenas empresas têm maior atuação, dando escala de densidade de 0 a 1. Destacam-se operação de equipamentos de rádio, transmissão móvel externa (0,82), assistência técnica, manutenção e suporte a equipamentos móveis de transmissão de sinais de TV (0,75), suporte e manutenção de centrais telefônicas e terminais privados (0,75), aluguel de máquinas e equipamentos não especificados anteriormente (0,71) e serviço de provedores (0,82).