TI e Marketing: como melhorar o relacionamento

A tecnologia é vital para o sucesso. No entanto, aos olhos de muitas equipes de marketing, a de TI parece um grupo lento e desatualizado.

Todos os dias vemos exemplos de como o cliente tem ganhado poder sobre tudo, de marcas aos governos. A economia digital de hoje exige que as equipes de marketing reajam à velocidade do mercado: o ciclo de vida do desenvolvimento de produtos, que já chegou a durar anos, está reduzido a meses ou semanas; no atendimento ao cliente as expectativas passaram a ser a de respostas imediatas; as questões de relações públicas devem agora ser tratadas em minutos, não dias, e as campanhas de marketing devem ser ajustados em tempo real, com base no feedback imediato de meios de comunicação social.

Nesta nova era, a tecnologia é vital para o sucesso. No entanto, aos olhos de muitas equipes de marketing, o departamento de TI parece um grupo lento e desatualizado, preso no século passado, tentando reengenharia de processos de negócios com sistemas de ERP que levam anos para serem implementados. Como resultado, diretores de marketing têm olhado para a nuvem e para o modelo de software como serviço como caminho rápido e direto para resolver suas necessidades tecnológicas, contornando a TI. Infelizmente, é o CIO que tem que aparar as arestas quando se trata de integração e segurança.

Há sinais, no entanto, de que as equipes de TI e marketing estão começando a resolver desentendimentos de longa data. CIOs têm procurado estabelecer fortes parcerias com CMO. Um dos caminhos é a contratação crescente de profissionais de TI com experiência em serviços de marketing para trabalhar nos projetos ao lado das equipes de marketing. Para dar mais velocidade, esses líderes de TI estão mudando processos com foco em fornecer resultados contínuos.

Para melhorar as relações entre a TI e marketing, a Forrester recomenda o seguinte:

1.          Mover o departamento de TI do  ” departamento do não” para o “departamento de que aqui é assim”, permitindo pilotos iniciais de novas tecnologias que suportem campanhas de marketing.

2.          Chegar a um acordo com a equipe de liderança de marketing sobre as habilidades e os recursos que a equipe de TI precisará ter para ajudar a aumentar a rentabilidade do negócio.

3.          Estabelecer um conjunto com a equipe de marketin um plano de TI, explicando o que deve acontecer e como.

Para os CIOs dispostos a dar o salto para a área de negócios, uma boa relação com o Marketing é a maior oportunidade.

Fonte: Computerworld