Brasil ainda têm dificuldades no mercado de TI

País deve mostrar-se atrativo internacionalmente

Apesar dos crescimentos da indústria de Tecnologia da Informação (TI) no mercado brasileiro, ainda existem questões antigas no País como a falta de mão de obra qualificada, dificuldades tributárias para investimento e desacertos políticos.

Para os empresários do setor, impulsionar o desenvolvimento intenso passa por manter nosso nicho tecnologicamente competitivo com os dos demais países. O Brasil necessita usar a tecnologia para se desenvolver e, além disso, passar a exportar suas soluções e serviços. Até mesmo os investidores estrangeiros têm de ver no Brasil as mesmas facilidades que têm no cenário mundial.

“Se o nosso país quiser realmente ser uma referência mundial em TI, é imperiosa a redução do chamado Custo Brasil. Não estou me referindo apenas à carga tributária, mas também na falta de Capital Humano na quantidade e qualidade necessárias, na cara e carente infraestrutura de comunicações, nos demorados processos burocráticos do poder publico, da complexa estrutura tributária, entre outros” frisa Moacir Pogorelsky, Presidente da Sadig.

A diferença com outros países é grande. “Como exemplo posso citar que a Sadig acaba de criar uma empresa na Índia, país como muito mais dificuldades sociais e econômicas do que o Brasil, e, para isso, consumiu apenas um mês em tramitações internacionais de documentos e a “exorbitância” de US$50.00 em taxas governamentais. Temos muito para melhorar”, completa Pogorelsky.

Fonte: Executivos Financeiros