Empresas de tecnologia ‘dominam’ ranking de marcas mais valiosas

As empresas do setor de tecnologia dominam o ranking das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a consultoria Interbrand. Das dez mais valiosas, sete são desse setor, segundo o levantamento.

O destaque do ranking de 2011 foi o crescimento do valor da marca Apple, de 58%, para US$ 33,49 bilhões, colocando a empresa entre as “top dez” pela primeira vez. Em 2010, a marca ocupava a 17ª posição.

“A Apple é um ícone de uma grande marca encontrando grande tecnologia, para ‘entregar’ uma experiência única, o que torna seu salto gigante da 17ª para a 8ª posição pouco surpreendente. Os consumidores continuam a seguir seus lançamentos de produtos e rapidamente os integram a seu estilo de vida”, diz a pequisa.

Além da Apple, também aparecem entre as dez primeiras IBM (2°), Microsoft (3°), Google (4°), GE (5°), Intel (7°) e Hewlett-Packard (10°). As outras marcas “não tecnológicas” da lista são McDonald’s, em 6º, e Disney, em 9º.

A Coca-Cola, no entanto, segue como a marca de maior valor no mundo, estimado em US$ 71,86 bilhões – um aumento de 2% frente a 2010.

Cem maiores
Entre as cem marcas mais valiosas, destaque também para o crescimento da indústria automotiva; A Toyota (11°) mantém sua posição como a melhor marca automotiva no estudo. A Nissan, ausente do ranking desde 2007, reapareceu na 90ª posição.

O mercado de luxo também viu o valor de suas marcas aumentarem no último ano, com a Louis Vuitton liderando no setor, na 18ª posição global, seguida por Gucci (39°), Hermès (66°), Cartier (70°), Tiffany (73°), Moët & Chandon (77°), Armani (93°) e Burberry (95°).

Nenhuma empresa brasileira aparece no ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo.